OS ASPECTOS GERAIS DA GRANDE TRIBULAÇÃO
ENTENDENDO OS ASPECTOS GERAIS DA GRANDE TRIBULAÇÃO
INTRODUÇÃO:
Em nosso último artigo apresentamos uma estrutura simples e objetiva daquilo que iremos estudar dentro do contexto da Grande Tribulação. Esse período é apresentado nas Escrituras com inicio, meio e fim. Nossa proposta é apresentar a visão Dispensacionalista e Pré-tribulacionista que aceitam a isenção da Igreja durante todo o período Tribulacional.
Agora, desejo apresentar os aspectos gerais da Grande Tribulação, e para isso, usarei o exemplar do autor Derek Walker, já estávamos usando para tratar da data do inicio das 70 Semanas de Daniel. Mas, agora Walker irá tratar com o tema da Tribulação como aquele evento que antecederá o Segundo Advento de nosso Senhor Jesus Cristo e que irá preparar os judeus para o encontro com o seu Rei-Messias - Jesus Cristo.
Portanto através deste artigo vamos trabalhar nos grandes acontecimentos dentro deste tempo que é tão claramente apontado nas Profecias Bíblicas.
I- O QUE FOI VISTO PELOS PROFETAS:
Derek apresenta que os profetas viram a Primeira e a Segunda Vindas do Messias, os sofrimentos e a glória. Isso significa que eles viram o que o nosso Senhor iria passar no seu primeiro Advento e como será o seu Retorno no Segundo.O que não foi visto por estes mesmos profetas, foi o tempo entre as duas Vindas, os dispensacionalistas entendem esse período como MISTÉRIO para os profetas do Antigo Testamento. Mistério é o entendimento daquilo que não foi revelado aos profetas do Antigo Testamento, aquilo que a Revelação Divina ocultou deles, mas com o advento do Novo Testamento foi-nos claramente revelado.
Antecedendo a Segunda Vinda, os profetas viram um tempo peculiar que seria marcado pelo mal e pela aflição incomparáveis na terra, que, para Israel em particular, seria sem par na História - comentário do próprio autor.
''E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.
E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.'' - Daniel 12:1,2
Esse tempo é a Grande Tribulação, quem for salvo é aquele que será livre do anticristo, judeus que receberão livramento por sua fé em Cristo e que seus nomes estarão escritos no Livro. E o texto também aponta para o fim da Tribulação no retorno de Cristo.
Em paralelo a este texto, Derek Walker também apresenta Jeremias 30.3-11:
''Porque eis que vêm dias, diz o Senhor, em que farei voltar do cativeiro o meu povo Israel, e de Judá, diz o Senhor; e tornarei a trazê-los à terra que dei a seus pais, e a possuirão.
E estas são as palavras que disse o Senhor, acerca de Israel e de Judá.
Porque assim diz o Senhor: Ouvimos uma voz de tremor, de temor mas não de paz.
Perguntai, pois, e vede, se um homem pode dar à luz. Por que, pois, vejo a cada homem com as mãos sobre os lombos como a que está dando à luz? e por que se tornaram pálidos todos os rostos?
Ah! porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante; e é tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será salvo dela.
Porque será naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, que eu quebrarei o seu jugo de sobre o teu pescoço, e quebrarei os teus grilhões; e nunca mais se servirão dele os estrangeiros.
Mas servirão ao Senhor, seu Deus, como também a Davi, seu rei, que lhes levantarei.
Não temas, pois, tu, ó meu servo Jacó, diz o Senhor, nem te espantes, ó Israel; porque eis que te livrarei de terras de longe, e à tua descendência da terra do seu cativeiro; e Jacó voltará, e descansará, e ficará em sossego, e não haverá quem o atemorize.
Porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te salvar; porquanto darei fim a todas as nações entre as quais te espalhei; a ti, porém, não darei fim, mas castigar-te-ei com medida, e de todo não te terei por inocente.''
Todo o livro de Jeremias está centrado no cativeiro da Babilônia, desde os motivos que levaram o povo ser levado cativo até o período do cativeiro em si. O capítulo 30 trata de promessas de restauração dos judeus a sua própria terra, isso após o cativeiro, mas essas promessas são mais abrangentes e apontam para um futuro distante.
Assim temos o comentário de Walker sobre esse texto:
''Descreve esse tempo como ''tempo de angustia para Jacó'', que acontecerá logo antes da restauração de Israel e do estabelecimento do Reino.''
Jacó é uma referencia ao povo judeu, a nação de Israel, logo essa nação é o alvo principal deste período, mas iremos tratar sobre esse aspecto durante o nosso estudo. Voltando para o comentário do autor:
''Porque eis que vêm dias", diz o Senhor, ''em que mudarei a sorte do meu povo de Israel e de Judá'', diz o Senhor: ''fá-los-ei voltar para a terra que dei a seus pais e a possuirão''. Derek acredita que essa profecia começou a se cumprir em 1948 com a Reorganização do Estado de Israel, embora haja discordância sobre esse fato com o que ocorreu em 1948.
O fato é que até hoje os judeus não possuíram toda a terra jurada na Aliança Abraâmica e ampliada na Aliança Palestínica, tais promessas só serão cumpridas futuramente.
II- O QUE SE SEGUE:
Derek Walker trata com a questão da Tribulação como um tempo em que Deus tratará com o Seu povo escolhido - ISRAEL:
''São estas as palavras que disse o Senhor acerca de Israel e de Judá: Assim diz o Senhor: ''Ouvimos uma voz de tremor e de temor e não de paz. Perguntai, pois, e vede se, acaso um homem tem dores de parto (compare com 1 Tessalonicenses 5.2). Por que vejo, pois, a cada homem com as mãos na cintura, como que está dando á luz? E por que se tornaram pálidos todos os rostos? Ah! Que grande é aquele dia [do Senhor) (veja nosso artigo sobre o Dia do Senhor), e não há outro semelhante! É tempo de angustia para Jacó; ele, porém, será livre dela. Naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, ''Eu quebrarei o seu jugo de sobre o teu pescoço e quebrarei os teus canzis; nunca mais estrangeiros farão escravo este povo [...]''''
Depois destes acontecimentos, o autor aponta para o Milênio, usando o mesmo texto acima:
''[...] que servirá ao Senhor, seu Deus, como também a Davi, seu rei, que lhe levantarei. Não temas, pois, servo Meu, Jacó, diz o Senhor, nem te espantes, ó Israel; pois eis que te livrarei das terras de longe e á tua descendência, da terra do exílio; Jacó voltará e ficará tranquilo e em sossego; e não haverá quem o atemorize. Porque Eu sou contigo, diz o Senhor, para salvar-te; por isso, darei cabo de todas as nações entre as quais te espalhei; de ti, porém, não darei cabo, mas castigar-te-ei em justa medida e de todo não te inocentarei.''
Observe que o contexto de Jeremias não se aplica a outro povo que não seja os judeus, é evidente que as nações gentílicas estão ligadas, estas receberão do Senhor o tratamento adequado conforme elas tratarão os judeus no período da Tribulação (Mateus 25.31-46). Logo esse período não está conectado com a Igreja.
Voltando para Derek Walker em seu argumento:
''Veremos que 2 Tessalonicenses 2 e Apocalipse 4-18 confirmam que, após a Era da Igreja, será consentido que o mal chegue ao seu limite máximo (por intermédio do Anticristo), e a ira de Deus será extravasada sobre a terra á medida que Ele começa a lidar com os sistemas ímpios e malignos do mundo. Assim, esse período é um tempo especial de julgamento divino chamado de TRIBULAÇÃO e DIA DO SENHOR. É o clímax na guerra do bem contra o mal. A intervenção de Deus é concluída com o retorno do Messias para aniquilar todos os malfeitores da terra e estabelecer Seu Reino. Esse tempo chega ao fim com o retorno de Cristo (2 Tessalonicenses 2.8; Apocalipse 19).''
III- A ORIGEM DA TRIBULAÇÃO:
A Tribulação tem como origem a própria profecia das 70 Semanas de Daniel (Daniel 9.24-27). Esse tempo durará se anos (a Septuagésima Semana - v 27), que será dividida em duas fases de 3 anos e 6 meses cada uma. A primeira é apresentada como o PRINCÍPIO DE DORES (Mateus 24.1-14), e a segunda fase por ser mais critica é chamada de GRANDE TRIBULAÇÃO (Mateus 24.15-25.41; Apocalipse 12).
A primeira fase inicia com a assinatura do acordo de paz com o anticristo (Daniel 9.27) e a segunda fase começará com o anticristo descumprindo o acordo, quando tomará o Monte do Templo e instalando a Abominação da Desolação. Neste tempo o anticristo irá impor sua DITADURA MUNDIAL com a imposição da MARCA DA BESTA. Derek aponta para a MARCA na segunda metade da TRIBULAÇÃO, outros já apontam ainda na primeira metade (Apocalipse 13).
Na segunda metade é que acontecerá o livramento dos judeus fieis, pois os mesmos serão instruídos a escaparem para um lugar designado por Deus para receberem Dele sua proteção (Mateus 24.15-22; Apocalipse 12).
Walker termina seu argumento dizendo:
''A razão para os sete futuros anos de Tribulação sob o julgo do anticristo é a rejeição a Cristo, após sete anos de Graça (a Septuagésima Semana original: 26-33 d.C.).''
Derek Walker apresenta uma proposta diferenciada para a Última Semana de Daniel, ele acredita que a Profecia das 70 Semanas se cumpriu na Primeira Vinda, incluindo a Última Semana. Para melhores detalhes leia nossos artigos com a proposta do mesmo autor sobre o tema.
Voltando com o autor:
''Esses sete anos são reprisados como um tempo de julgamento, mas eles também dão a Israel uma segunda chance de receber o Rei e Seu Reino, o que a nação fará ao clamar o Nome do Senhor Jesus Cristo para salvá-la do anticristo, na batalha do Armagedom.''
E assim resumimos com Derek Walker:
''Portanto, os profetas viram:
1. A Primeira Vinda DE CRISTO (em humilde - Seu nascimento, morte e ressurreição - como o CORDEIRO DE DEUS.
2. UM TEMPO DE MISTÉRIO (a Era Presente).
3. A TRIBULAÇÃO (um tempo relativamente curto - sete anos de julgamento).
4. A Segunda Vinda DE CRISTO (em glória, como REI dos REIS).
5. O REINO MESSIÂNICO (a Era Dourada).
Para Derek isso nos equipa como um plano básico para entendermos as Profecias.
FONTE: PROFECIAS DO FIM DOS TEMPOS - VOLUME 1.
AUTOR: DEREK WALKER.
EDITORA: RHEMA BRASIL PUBLICAÇÕES.