O REINO ETERNO - I

 

A PREPARAÇÃO PARA O ESTADO ETERNO


INTRODUÇÃO:

Continuamos o nosso assunto sobre o Reino Eterno. Entendemos como Reino Eterno, Aquele que se fundirá com os Novos Céus e a Nova Terra. No artigo anterior iniciamos esse tema falando da preparação desse Reino, e continuaremos tratando dessa preparação focando a purificação da criação.

A CRIAÇÃO PURIFICADA:

Uma maldição foi colocada por Deus sobre a Terra por ocasião do pecado de Adão (Gênesis 3.17,18). E o próprio Deus irá remover o último vestígio dessa maldição antes que se manifeste o Reino Eterno. O apóstolo Pedro em sua segunda epístola no capítulo 3 dos versículos 10-13 revela esse acontecimento.

Outros Textos apontam para essa purificação;

''Os céus e a terra passarão... ''(Mateus 24.35).

'' Tu, no princípio, ó Senhor, para a terra lançaste o fundamento, obras de tuas mãos são os céus. Eles se farão perecer... tais como uma roupa se tornarão velhos-e-degradados...'' (Hebreus 1.10-12).

''... para-longe-de Cuja a face fugiu a terra e o céu, e lugar não foi achado para eles...'' (Apocalipse 20.11).

Alguns enxergam que essa purificação se dará anterior ao Milênio. Essa posição vê isso ocorrendo no início do Reino Milenar, eliminando a maldição, fazendo a Terra ser mais vezes produtiva do que é hoje. E a mesma sendo restaurada naquela dispensação. Observamos quais os pontos que essa teoria está apoiada:

1. Acredita-se que o ''o dia do Senhor'' (2 Pedro 3.10), no qual se dá esse acontecimento, é um tempo de juízo e inclui apenas que acontece a partir do Arrebatamento até o início do Milênio e seus julgamentos.

2. Pelo fato do fogo descrito na passagem citada ser visto como uma execução da ira divina na Segunda Vinda (Isaías 66.15,17; Ezequiel 36.9; Joel 2.11-11; 2 Tessalonicenses 1.7-10), e já que essa purificação é por fogo, sustenta-se que deve tratar-se do mesmo acontecimento.

3. Isaías 65.17 promete uma nova terra, e isso em relação ao Milênio, e logo a purificação acontece após a Segunda Vinda, mas antes do Milênio.

Podemos responder a essas questões, apresentando essas propostas:

1. Já tratamos sobre o tema do Dia do Senhor (https://prwagneroleiro.blogspot.com/2017/06/serie-escatologica-grande-tribulacao.html). Tal descrição se refere todo o período Tribulacional até o Estado Eterno.

2. O fogo, pode ser visto como um meio de visitação divina sem a necessidade de ser usado de maneira total num mesmo acontecimento. Nas Escrituras é longamente usada a terminologia do fogo como símbolo do próprio Julgamento, e, uma vez que esse acontecimento é um Juízo sobre a Terra amaldiçoada, é viável considerar que essa purificação pelo fogo aconteça quando a Terra for afastada de todo o vestígio da maldição.

3. Uma vez que a Terra no Milênio irá se fundir com o Novo Céus e a Nova Terra no final daquela dispensação, provavelmente Isaias esteja descrevendo a cena milenar sob a ótica do Estado Eterno, os novos céus e a nova terra, sem afirmar que a esses serão cumpridos no começo do Milênio, embora sejam prelibados a partir desse ponto.

O que se deve observar que Pedro não declarou que o Dia do Senhor começa com a destruição da Terra atual, mas  que isso acontecerá nesse Tempo. Ele afirma: ''Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor; no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados...'' (2 Pedro 3.10).

Pedro ainda assegura que ''Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados para o fogo, estando reservados para o fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e a destruição dos homens ímpios'' (2 Pedro 3.7). Podemos perceber que Pedro parece colocar a dissolução dos presentes céus e terra  nessa ocasião de Juízo e da perdição eterna dos ímpios. Em Apocalipse 20.11-15 descreve esse Julgamento, o Grande Trono Branco depois do Milênio.

Se isso não pode referir-se á mesma ocasião, já que João declara que ''de cuja presença fugiram a terra e o céu'' (Apocalipse 20.11) e Pedro também diz ''entesourados para fogo, estando reservados para o Dia do Juízo'' (2 Pedro 3.7), precisamos retorquir dizendo que a afirmação de João ressalta que o antigo céu e a antiga terra passaram sem nos indicar o meio pelo qual isso acontecerá. 

Já que não há contradição aqui, devemos concluir que a purificação é o ato de Deus no fim do Milênio após a Rebelião final contra Sua Autoridade, em que a Terra será o palco dessa Rebelião, e será julgada por causa de sua Maldição.


Continuaremos tratando sobre a Preparação do Reino Eterno no próximo artigo tratando do Julgamento dos Pecadores.

Fonte: Manual de Escatologia.
Autor: John D. Pentecost.
Editora: Vida.




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