ALIANÇA ABRAÃMICA - XI
COMO A DESCENDÊNCIA DE ABRAÃO POSSUIRÁ A TERRA?
Entramos na fase final do nosso estudo sobre a Aliança Abraâmica que é a principal das alianças com o povo de Israel, e a primeira das quatro que são escatológicas.
Nessa Aliança percebemos que a descendência física de Abraão recebeu a promessa da posse da terra. Esse artigo se ocupa da forma que essa descendência ocupará á terra.
''A promessa da posse da terra pela descendência de Abraão é uma das características marcantes da aliança, e a maneira pela qual a promessa é feita aumenta ainda mais o seu significado. Conforme apresentada, a promessa sublinha que: 1) ela é o resultado da graça em seu princípio; 2) a terra é uma herança para a descendência; 3) a posse é concedida perpetuamente; 4) a posse deverá ser desfrutada perpetuamente; 5) a terra prometida incluíra um território especifico, definido por fronteiras específicas.'' Walvoord.
Tal promessa se tornou a base da expectativa do Antigo Testamento e a substância da mensagem dos profetas. Se Israel fosse rejeitado como nação por causa da incredulidade, todas as profecias do Antigo Testamento possivelmente não se cumpriria.
Vejamos alguns pontos que Ryrie respondeu aos argumentos de que Israel fora deixado de lado. Sua argumentação:
''...Como alguns insistem em que a nação foi completamente rejeitada por Deus, duas passagens das Escrituras precisam ser cuidadosamente examinadas.
A primeira é Mateus 24.43: ''Portanto, vos digo que o reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos'' [...] uma interpretação precisa desse versículo deve responder as seguintes perguntas: o que será tirado, de quem será tirado e a quem será dado?
O que será tirado é o reino de Deus [...] o reino de Deus é a esfera da verdadeira fé em Deus [...] O Senhor está dizendo a esses judeus, que, por O terem rejeitado, não poderão entrar no reino de Deus, pois ''se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus'' (Jo 3.3).
De quem o reino de Deus foi tirado? Parece claro que o pronome ''vos'' se refere a geração com a qual Jesus estava falando...
A quem o reino seria dado? Por aplicação, ''um povo que lhe produza os respectivos frutos'' pode significar qualquer geração que se volte para Cristo; mas, em seu estrito sentido interpretativo refere-se á nação de Israel quando esta voltar para o Senhor e for salva antes de entrar no reino milenar [...]
A segunda passagem que demonstra conclusivamente que Israel será reintegrado é a que trata a sua salvação futura: Romanos 11.26,27.
''E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador e ele apartará de Jacó as impiedades. Esta é a minha aliança com eles, quando eu eu tirar os seus pecados.´´
[...] Exegetas cuidadosos concordam em que Israel significa Israel nessa passagem [...] Essa passagem ensina, então, que todo o Israel, em contraposição ao remanescente que está sendo salvo hoje, será salvo na segunda vinda de Cristo. A partir dessas duas passagens, fica claro que Israel não foi completamente rejeitado, mas será no futuro reconduzido ao lugar da benção. Por não ter sido rejeitado como herdeiro, Israel ainda estará em posição de cumprir a aliança abraâmica.''
No próximo artigo encerraremos o tema da Aliança Abraâmica com ''a Aliança Abraâmica já se cumpriu?''
FONTE: Manual de Escatologia.
AUTOR: J.D.Pentecost.
EDITORA: Vida.
Comentários
Postar um comentário