A PRESENTE ERA
O FIM DA PRESENTE ERA:
INTRODUÇÃO:
Dois planos distintos entre os
dois adventos de Cristo que estão sendo cumprindo por Deus.
Igreja que será completo no
Arrebatamento e outro com Israel, que será completo após o Arrebatamento, no
segundo advento de Cristo.
Os dois planos tem passagens descritivas
a respeito desse fim dos tempos.
I- Há referencias desse tempo para a Igreja:
1 Pedro 1.20. Judas 18.
II- Ultimo tempo para Igreja:
1 Pedro 1.5. 1 João 2.18.
III- Últimos dias para Israel:
Daniel 10.14. Deuteronômio 4.30. Isaias
2.2. Miquéias 4.1. Atos 2.17.
IV- Últimos dias para Igreja:
1 Timóteo 4.1. 2 Timóteo 3.1. Hebreus
1.2.
V- O último dia de Israel:
João 6.39,40,44,54.
O uso dia se refere a um plano e
não a um período.
O plano para Israel não pode ser
tratado com a Igreja:
Os últimos dias de Israel – os
dias de sua gloria no reino na terra (Isaías 2.1-5).
Os últimos dias para Igreja – os
dias de mal e apostasia (2 Timóteo 3.1-5).
Últimos dias para Israel e o
ultimo dia para a Igreja- relacionado á Igreja, é o dia da
ressurreição dos que morreram em Cristo (João 6.39,40,44,45).
Os acontecimentos dos últimos
dias relacionados com Israel começam depois do Arrebatamento.
Os últimos dias referidos á
Igreja antecede imediatamente a grande tribulação e até certo ponto seja uma
preparação para ela, esses dois períodos de apostasia e confusão. São totalmente separados um do outro. As
passagens que lidam com a Igreja não têm referencia as condições politicas
mundiais. As passagens que se relacionam com a Igreja nos últimos dias:
1. Homens
que deixam a fé (1 Timóteo 4.1,2).
2. Homens
injustos, apesar de estarem sob a profissão de ´´uma forma de piedade´ (2
Timóteo 3.1-5).
Outras passagens que apresentam a
verdade com relação aos últimos dias da Igreja:
1 Timóteo 4.1-3. 2 Timóteo 3.1-5.
2 Timóteo 4.2-4. Tiago 5.1-8. 2 Pedro 2.1-22. 2 Pedro 3.3-6. Judas 1-25.

Tais condições giram em torno de
um sistema de negação:
Há negação de Deus (Lucas 17.26;
2 Timóteo 3.4,5).
Há negação de Cristo (1 João
2.18; 4.3; 2 Pedro 2.6).
Há uma negação do retorno de
Cristo (2 Pedro 3.3,4).
Há uma negação da fé (1 Timóteo
4.1,2; Judas 3).
Há uma negação da sã doutrina (2
Timóteo 3.1-7).
Há uma negação de uma vida
separada (santa) (2 Timóteo 3.1-7).
Há uma negação da liberdade
cristã (1 Timóteo 4.3,4).
Há uma negação da moral (2
Timóteo 3.1-8, 13; Judas 18).
Há uma negação da autoridade (2 Timóteo
3.4).
Esses dias são chamados nas
Escrituras de dias maus.