O TEMPO DA TRIBULAÇÃO - PARTE I

INTRODUÇÃO:

Tratamos na abertura desta seção com a natureza da tribulação, não iríamos muito longe quanto o nosso conhecimento sobre esse assunto sem antes entendemos a natureza do mesmo. Em resumo a natureza da tribulação nas Escrituras é de Ira e Juízo, as passagens bíblicas que se referem ao período não nos deixa duvidas.

Vamos dá sequência ao assunto e neste artigo iremos apresentar a Origem da Tribulação e o Propósito da Tribulação. Esses dois pontos irão ampliar ainda mais o nosso entendimento e facilitar quando chegarmos a tratar especificamente da Grande Tribulação.


I- A ORIGEM DA TRIBULAÇÃO:

É aqui que reside um dos problemas do pós-tribulacionismo, a recusa em distinguir entre as tribulações que a Igreja sofreu e sofre durante a sua permanência na terra com o período único de Tribulação que virá sobre a terra. Os pós-tribulacionistas insistem em que a severidade da Tribulação se deve apenas á atividade do homem ou de satanás, desassociando Deus do período.

Um argumento usado por um pós-tribulacionista contra o pré-tribulacionismo:

''De acordo com Darby (''pai do dispensacionalismo'') e seus seguidores, a grande tribulação é a ira de Deus contra o povo judeu dada a rejeição deste em relação a Cristo. De acordo com as Escrituras, ela é a ira do diabo contra os santos por rejeitarem o anticristo e seguirem a Cristo.
Basta o leitor perceber a verdade bíblica quanto a esse assunto, para que toda a posição darbysta seja desmascarada como uma campanha de suposições, falsas declarações e pura paixão.''

O período da Tribulação tanto testemunhará a ira de satanás em sua hostilidade contra os judeus (Apocalipse 12.12-17) quanto a ira do fantoche de satanás, o anticristo em sua hostilidade contra os santos (Apocalipse 13.7). Mas essa manifestação de ira nem mesmo começará a exaurir o derramamento de Ira daquele Dia.

As Escrituras nos revelam e estão repletam de declarações de que esse período não é a ira do homem, nem mesmo a ira de satanás, mas a Ira de Deus:

''... O Senhor vai devastar a terra... (Isaías 24.1).''

''... o Senhor sai do seu lugar, para castigar a iniquidade dos moradores da terra... (Isaías 26.21).''

''... e vem como a assolação do Todo-poderoso (Joel 1.15)."

''Nem a sua prata e nem o seu ouro os poderão livrar no dia da indignação do Senhor... (Sofonias 1.18).''

''E disseram os montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro, porque chegou o Grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se? (Apocalipse 6.16,17).''

''Na verdade, as nações se enfureceram; chegou, porém, a tua ira... (Apocalipse 11.18).''

''...Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo e adorai aquele... (Apocalipse 14.7).''

''Também esse beberá do vinho da cólera de Deus... (Apocalipse 14.10).''

''Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? [...] porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos (Apocalipse 15.4).''

''Então, um dos quatro seres viventes deu aos sete anjos sete taças de ouro, cheias da cólera de Deus, que vive pelos séculos dos séculos (Apocalipse 15.7).''

''... Ide e derramai pela terra as sete taças da cólera de Deus... (Apocalipse 16.1).''

''... Certamente, ó Senhor Deus, Todo-poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos... (Apocalipse 16.7).''

''... E lembrou-se da grande Babilônia para dar-lhe o cálice do vinho do furor da sua ira (Apocalipse 16.19).''

''A salvação, e a glória, e o poder são do nosso Deus, porquanto verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande... (Apocalipse 19.1,2).''

Como vimos nas passagens acima, não podemos negar que o período será particularmente a Hora em que a Ira e o Juízo de Deus cairão sobre a terra.
Não se trata da ira dos homens, nem tão pouco da ira de satanás, a não ser a medida que Deus os utilize como canais na execução de Sua vontade; se trata da Tribulação de Deus.

Isso, obrigatoriamente difere de todos os períodos e de todas as tribulações anteriores não apenas em intensidade, mas também em tipo, já que vem do próprio Deus.

II- O PROPÓSITO DA TRIBULAÇÃO:


Vamos mostrar dois grandes propósitos da Grande Tribulação que irão corroborar com o nosso conhecimento com os fatos:

1. O primeiro propósito da Tribulação é preparar a nação de Israel para ver o Messias.

A profecia de Jeremias 30.7 esclarece que essa Hora, que está por vir, refere-se particularmente a Israel, pois ela é ''a hora da angústia de Jacó''.

O caráter judeu desse período foi mostrado nesse comentário:

''A tribulação é principalmente judia. O fato é demonstrado por trechos do Antigo Testamento (Deuteronômio 4.30; Jeremias 30.7; Ezequiel 20.37; Daniel 12.1; Zacarias 13.8,9), pelo sermão profético de Cristo (Mateus 24.9-26) e pelo próprio livro de Apocalipse (Apocalipse 7.4-8; 12.1,2,17 etc). Ela diz respeito ao ''povo de Daniel'', á vinda do ''falso messias'', á pregação das ''boas novas do reino'', ao vôo no ''sábado'', ao templo e ao ''lugar santo'', á terra da Judéia, á cidade de Jerusalém, ás doze ''tribos dos filhos de Israel'', ao ''cântico de Moisés'', aos ''sinais'' nos céus, á ''aliança'' com a besta, ao ''santuário'', aos ''sacrifícios'' rituais do templo - todos esses falam de Israel e provam que a tribulação é em grande parte a hora em que Deus lida com Seu povo antigo antes da entrada dele no Reino prometido. As muitas profecias do Antigo Testamento a ser cumpridas a favor de Israel mostram um tempo futuro que Deus lidará com essa nação (Deuteronômio 30.1-6; Jeremias 30.8-10 etc).''

Dentro deste propósito judaico tribulacional é a promoção da conversão de uma multidão de judeus que entrarão nas bênçãos do Reino e experimentar o cumprimento de todas as Alianças de Israel.

Com a pregação das boas novas do Reino que alude o retorno do Rei (Mateus 24.14) Israel poderá voltar para o seu Libertador.

No passado, João Batista pregou essa mensagem a fim de preparar Israel para a Primeira Vinda, ''Elias'' pregará a fim de preparar Israel para o Segundo Advento''.

''Malaquias 4.5,6:

5 Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor;
6 E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.''

Olhando para as Escrituras vemos que o testemunho eficaz aponta para uma multidão de judeus convertidos no futuro, no período de Tribulação e aguardando o Messias (Apocalipse 7.1-8 e as cinco virgens sábias de Mateus 25.1-13).

Ainda dentro deste propósito é que o Milênio venha ser povoado com uma grande multidão de gentios convertidos que serão salvos pela pregação do remanescente fiel. Tal objetivo será alcançado na ''multidão de ''todas as nações, tribos, povos e línguas'' (Apocalipse 7.9)'', e nas ''ovelhas'' (Mateus 25.31-46) que irão entrar na era Milenar.
O propósito de Deus, então, é povoar o Reino Milenar trazendo a Si mesmo vasta multidão dentre Israel e as nações gentílicas.

2. O segundo propósito da Tribulação é o derramar do Juízo sobre os homens e nações descrentes:

Em Apocalipse 3.10 declara:

''Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.''

Já analisamos esse trecho anteriormente, tal ensino fica mais evidente á luz de outros textos bíblicos que o período tribulacional irá alcançar todas as nações.

''Jeremias 25.32,33: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eis que o mal passa de nação para nação, e grande tormenta se levantará dos confins da terra.
33 E serão os mortos do Senhor, naquele dia, desde uma extremidade da terra até à outra; não serão pranteados, nem recolhidos, nem sepultados; mas serão por esterco sobre a face da terra.''

''Isaías 26.21: Porque eis que o Senhor sairá do seu lugar, para castigar os moradores da terra, por causa da sua iniquidade, e a terra descobrirá o seu sangue, e não encobrirá mais os seu mortos.''

''2 Tessalonicenses 2.12: Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade.''

Podemos compreender por essas passagens que Deus irá julgar as nações da terra por causa de sua infidelidade. Estas nações foram enganadas por um falso ensinamento do sistema religioso prostituído (Apocalipse 14.8) e estarão partilhando do ''vinho da fúria da sua prostituição''.
Ao seguirem o falso profeta na adoração da besta (Apocalipse 13.11-18), por isso serão julgadas, por essa impiedade. Tal julgamento cairá sobre os ''reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo o escravo e todo livre...'' (Apocalipse 6.15). E ainda ''todos os que blasfemaram o nome de Deus [...] nem se arrependeram para darem glória'' (Apocalipse 16.9).

Depois deste período o que virá a seguir é um Reino de justiça, e tal julgamento deve ser visto como outro passo no desenvolvimento do plano de Deus para lidar com o pecado de modo que o Messias possa reinar.

Esse plano de julgamento contra os pecadores constitui o segundo grande propósito da Grande Tribulação.

Continuaremos mostrando o Tempo da Tribulação nas Escrituras no próximo artigo tratando da Hora da Tribulação nas Escrituras.

FONTE: Manual de Escatologia.
AUTOR: J. Dwight Pentecost.
EDITORA: Vida.




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