AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL - PARTE I
A CONTAGEM DAS SEMANAS
No primeiro artigo foi tratado a questão das semanas em si do capítulo 9.24-27 de Daniel, já vimos que o termo semanas está relacionado com anos e não dias, portanto, temos 70 Semanas ou 490 anos onde Deus estabeleceu um tempo em que restauraria o Seu povo - Israel.Neste artigo faremos nossa primeira abordagem em relação a contagem destas semanas, uma vez que no versículo 25 da-se o tempo em que as 70 Semanas começa a sua contagem:
''Saiba e entenda que a partir da promulgação do decreto que manda restaurar e reconstruir Jerusalém até que o Ungido, o líder, venha, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas. Ela será reconstruída com ruas e muros, mas em tempos difíceis.''
E o texto continua nos versículos que se seguem:
''Depois das sessenta e duas semanas, o Ungido será morto, e já não haverá lugar para ele. A cidade e o lugar santo serão destruídos pelo povo do governante que virá. O fim virá como uma inundação: Guerras continuarão até o fim, e desolações foram decretadas.
Com muitos ele fará uma aliança que durará uma semana. No meio da semana ele dará fim ao sacrifício e à oferta. E numa ala do templo será colocado o sacrilégio terrível, até que chegue sobre ele o fim que lhe está decretado". (Daniel 9:26,27).
Vejamos essa mesma passagem bíblica na Bíblia Hebraica que foi traduzida em português:
''70 períodos foram decretados sobre teu povo e sobre a cidade santa. [...]
Saiba e compreenda; desde a proclamação da ordem para restaurar e reedificar Jerusalém até que seja ungido um príncipe, passar-se-ão 7 períodos; durante 62 períodos serão reconstruída com suas praças e seus fossos, enfrentando tempos difíceis.
E depois 62 períodos será abatido o ungido e não haverá outro; o povo do monarca que virá destruirá a cidade e o santuário, mas por fim será arrasado por uma inundação, depois até o final da guerra, grande destruição foi decretada.
Por 1 período ele forjará pactos consistentes com os poderosos, e meio período ele abolirá sacrifícios e oblações. As abominações serão praticadas sobre as elevadas alturas até que venha o extermínio, como já está decretado, sobre seus perpetradores.''
I- QUANTO AOS COMENTÁRIOS SOBRE A CONTAGEM:
Desde já não há concordância quanto o início da contagem, há pelo menos quatro datas que são levadas em consideração pelos comentaristas bíblicos e são elas:1. 539 a.C.
2. 458 a.C.
3. 445 a.C.
4. 444 a.C.
Outras datas também foram sugeridas que o leitor irá identificá-las neste artigo.
Separamos os comentários de conhecidas Bíblias de Estudos para colaborar com o nosso entendimento.
A) Bíblia de Estudos Plenitude:
''A contagem começa com a ordem de Artaxerxes em 445 a.C. para restaurar Jerusalém. Essa contagem está dividida assim:
7 Semanas = 49 anos.
445 á 396 a.C.
Do decreto de Artaxerxes até a chegada de Neemias e a celebração da renovação da Aliança em Jerusalém.
62 Semanas = 434 anos.
396 a.C á 32 d.C.
Desde a edificação do segundo templo até a crucificação de Jesus.
1 Semana = 7 anos.
Que ainda não se cumpriu. ''
B) Bíblia de Estudos Vida Nova:
''Segue na mesma linha na contagem das 70 Semanas. De acordo com Neemias 2.1-6 o decreto de Artaxerxes saiu no vigésimo ano do seu reinado (449 a.C).
As 69 Semanas se cumpre com Cristo oferecendo-se como Rei (Lucas 19.38-44). Cristo morreu em 29/30 d.C e depois a destruição de Jerusalém por Roma no ano 70 d.C.
A Última Semana está distantemente separada.''
C) Bíblia de Estudos Anotada de Charles Ryrie:
''Também propõe a contagem a partir do ano 445 a.C., mas ele cita Ciro autorizando a reconstrução do templo em 538 a.C (2 Crônicas 36.22,23; Esdras 1.1-4), isso é, 13 anos antes do decreto de Artaxerxes.
As praças e circunvalações foram edificadas nas primeiras 7 Semanas ou 49 anos a partir do decreto.''
D) Bíblia de Estudos das Profecias:
''Segue a mesma posição, contando as 70 Semanas a partir do decreto de Artaxerxes em 445 a.C., chegando a data em 32/33 d.C., quando o Ministério de Jesus finaliza com Sua entrada triunfal e em seguida a Crucificação.''
E) Bíblia de Jerusalém:
''Comenta sobre a perfeição de um numero de, semana de anos. Ela sugere a contagem a partir da data da revelação feita por Jeremias. O término é visado é a restauração de Jerusalém e a volta dos exilados (2 Crônicas 36.22,23; Esdras 1.1,2), pelo decreto de Ciro em 536 a.C.''
F) Bíblia de Estudos com Comentários de Russel Shedd:
''Destaca o fato de haver diferenças de opiniões na interpretação de certas frases. Para alguns as Semanas representam períodos de tempos sem limite exato. Outros, representam semanas de anos.
Mas Shedd comunga da posição da contagem iniciando em 445 a.C com o decreto de Artaxerxes com as primeiras 69 Semanas terminando com Cristo oferecendo-se como Rei em 29/30 d.C (Lucas 19.38-44) e Sua morte em 29/30 d.C.
Depois a destruição de Jerusalém em 70 d.C e a Última Semana para o Fim dos tempos.''
Observamos que não há concordância quanto o inicio da contagem, mas a data mais comum é o ano 445 a.C.
II- OUTROS COMENTARISTAS:
A questão não foi fechada nos comentários acima, ainda há outros comentaristas que propõem a contagem das 70 Semanas. Alguns estão de acordo com algumas datas já vistas.
Iniciamos com Henry Halley:
''Propõe a data a partir do decreto de reedificação de Jerusalém, mas aponta para três decretos expedidos pelos reis persas; 539 a.C, 458 a.C e 444 a.C. Para Halley o principal foi o de 458 a.C.
O mesmo Halley em seus comentários sobre o livro de Esdras fala de dois períodos distintos:
1. 538 - 516 a.C. 22 anos período sob o comando de Zorobabel e Josué. Quando o templo foi reconstruído (Esdras 3 a 6). Os profetas Ageu e Zacarias profetizaram neste período.
2. 458 - 433 a.C, 25 anos sob o comando do governador Neemias e o sacerdote Esdras, o muro foi construído e Jerusalém foi restaurada, como cidade fortificada. O profeta Malaquias profetizou neste tempo.
Halley destaca ainda mais outros três períodos que estão relacionados com o retorno dos judeus do exílio, são estes:
1. Em 538 a.C com Zorobabel.
2. Em 458 a.C com Esdras.
3. Em 444 a.C com Neemias.
Pare Halley o segundo templo foi construído em 516 a.C, com o começo em 537 a.C, levando 21 anos para toda a sua conclusão. Esdras chega em Jerusalém em 458 a.C. Em 444 a.C Neemias e Esdras edifica o muro.
Halley sugere que a contagem das 70 Semanas inicia-se com o decreto da reedificação de Jerusalém em 458 a.C que somando aos 483 anos chega-se á 25 d.C., ano em que Jesus foi batizado e começou o Seu ministério público. A profecia de Daniel é muito notável, até com relação ao ano. Halley sugere que neste mesmo período do Ministério de Jesus há o período dos 3/6 anos (três anos e seis meses) quando Jesus foi crucificado, ''a metade da semana o ungido foi morto''.
Halley deixa a Última Semana para os tempos do fim.
Vamos também conhecer o comentário de Myer Pearlmam:
''Ele indica a data em 445 a.C com o decreto de para a reconstrução de Jerusalém por Artaxerxes (Neemias 2.1-10), provavelmente no mês de Março do referido ano. Os 49 anos representam o tempo ocupado na construção do muro de acordo com Daniel 9.25.
Depois as 62 Semanas, ou 434 anos, vindo depois das 7 Semanas ou 49 anos, dando um total de 483 anos que passaram até o Messias.
Pearlmam calcula desde Março de 434 a.C, o ano do decreto, levando em consideração a diferença do calendário usado naqueles dias, e dando lugar aos anos bissextos, estudiosos têm calculado que os 483 anos, ou as 69 Semanas terminaram em Abril de 30 d.C, o mês e o ano exato em que Cristo entrou em Jerusalém como Príncipe e Messias (Mateus 21.1-11).
Depois o Messias foi tirado, Pearlmam também deixa a Última Semana, ou os 7 anos finais para o Tempo do Fim.
Daymond R. Duck:
Quero indicar ao leitor o livro Guia Fácil para Entender as Profecias de Daymond R. Duck, publicado pela Editora Thomas Nelson.
Duck também sugere a data a partir do decreto de Artaxerxes em 445 a.C, ele trabalha a contagem da seguinte forma:
1. Segundo decreto para a volta dos exilados por Artaxerxes (Daniel 9.25; Neemias) para a reconstrução de Jerusalém.
Isso faz parte das primeiras 7 Semanas ou 49 anos.
2. 396 a.C. estão incluídos: (anos de silêncio, revolta dos macabeus, os primeiros anos da vida e do ministério de Jesus na terra). No mesmo período (a entrada triunfal do Ungido em Jerusalém (Mateus 21; Marcos 11; Lucas 19 e João 12). E a crucificação em 32 d.C.
Tais acontecimentos estão dentro das 62 Semanas ou 434 anos que somados aos 49 anos darão 483 anos e com as 7 Semanas temos 69 Semanas.
3. O relógio está parado por um período indefinido de tempo - a era da Igreja- e termina com o Arrebatamento.
4. E a Última Semana ou 7 anos (período de tribulação (Daniel 11; Apocalipse 13), um tempo que não tem data para começar).
CONCLUSÃO DA NOSSA PRIMEIRA ABORDAGEM:
Como o leitor está observando que a discussão da contagem das Semanas parece interminável, embora que todos os comentaristas são da escola de interpretação pré-tribulacionista. Eles têm em comum o fato do intervalo entre a Sexagésima Semana da Septuagésima Semana, ainda estão em acordo que a Septuagésima Semana ou os 7 anos restantes estão ligados com o período da Grande Tribulação.Vemos portanto o ponto de discussão no que diz respeito a data que dá o início das 70 Semanas, várias datas foram propostas, a mais comum é 445 a.C.
A discussão não se encerra neste artigo, faremos ainda mais uma abordagem com outros comentaristas bíblicos e entre eles um que sugere que não há o intervalo entre a Penúltima e a Última Semana, tal propõe que as 70 Semanas ou os 490 anos se cumpriram nos dias de Jesus e João Batista.
FONTES:
Bíblia de Estudos Plenitude.
Bíblia Vida Nova.
Bíblia Anotada de Charles Ryrie.
Bíblia de Estudo das Profecias.
Bíblia de Jerusalém.
Bíblia Shedd.
Bíblia Judaica.
Manual Bíblico de Halley.
Autor: Henry Halley.
Através da Bíblia Livro por Livro.
Autor: Myer Pearlmam.