ISRAEL NA TRIBULAÇÃO - FINAL
ELIAS VIRÁ PESSOALMENTE E MINISTRARÁ NOVAMENTE?
INTRODUÇÃO:
Elias voltará? Foi nosso primeiro artigo sobre esse assunto. A negação de que Elias não virá foi pautado anteriormente com seus argumentos apresentados. Nesse artigo apresentaremos a teoria que Elias virá e ministrará pessoalmente. E assim encerraremos as profecias bíblicas relacionadas á Israel na Grande Tribulação.
I - JOÃO BATISTA NÃO CUMPRIU A PROFECIA:
A segunda teoria é essa interpretação, e o Senhor antevê um ministério futuro de Elias (Mateus 17.11). Por isso, Elias deve vir e ministrar novamente. Tal teoria tem vários argumentos:
1) Em Lucas 1.17 João não identificado como Elias, mas como ''alguém que irá adiante do Senhor no espírito e no poder de Elias'', mostrando que João não foi um Elias literal e, portanto, o Elias literal voltará.
2) João negou que fosse Elias (João 1.21).
3) Em Mateus 17.11 a palavra ''virá'' está presente no original, mais uma vez que se liga á palavra ''restaurará'', que é futura, deve ser interpretada como um presente futurístico; portanto, o Senhor está indicando um ministério futuro de Elias.
4) As semelhanças entre os ministérios das duas testemunhas em Apocalipse 11 e o de Elias defendem um retorno futuro de Elias.
5) Ás vezes é usado o argumento histórico de que judeus consagrados ainda esperam por Elias para cumprir a profecia.
6) Já que João não restaurou todas as coisas, virá alguém que fará.
Quando olhamos para o método literal de interpretação, (veja os artigos sobre Interpretação das Profecias no Marcador Escatologia), tais argumentos nos parecem verdadeiros e estabelecem o fato de que Elias deve vir novamente. Mas, no entanto, parece haver uma consideração que surge contra eles.
Em Lucas 1.17 é afirmado que João é alguém que vem ''no espírito e poder de Elias''. Quando o Senhor disse: ''E, se o quereis reconhecer, ele mesmo é Elias, que estava para vir'' (Mateus 11.14) e ''Elias já veio, e não o reconheceram'' (Mateus 17.12), estava indicando alguém que veio, não um Elias literalmente, mas alguém que cumpriu a profecia. Os discípulos entenderam claramente que o Senhor estava falando sobre João (Mateus 17.13). João se tornou Elias somente na aceitação do Messias e de Seu reino por Israel, foi afirmação de Jesus em Mateus 111.14, mas a possibilidade de João Batista tornar-se o Elias profetizado estava baseada numa contingência. Sendo verdade que a identificação de João com aquele que cumpriria a profecia dependia de Israel receber ou rejeitar o reino oferecido, mas a atitude de Israel em relação ao reino não mudou a pessoa de João. Ele não era e nem poderia ser o Elias literal sob nenhuma circunstância, e aceitação do reino não o faria ser. Ele foi alguém que poderia ter cumprido a profecia porque essa é interpretada pelo Senhor como não cumprida, não no Elias literal, mas em alguém que viria no espírito e no poder de Elias. Se o Elias literal precisasse aparecer, Cristo não teria feito uma oferta genuína do reino, uma vez que o Elias literal tinha de vir e João não poderia cumprir tal exigência. Porém, se alguém que viesse no espírito e no poder de Elias cumprisse as exigências, então uma oferta genuína do reino poderia ser feita. E com base nas palavras do Senhor, conclui-se que Elias não precisasse aparecer pessoalmente, embora alguém venha para cumprir esse ministério (Mateus 17.12).
II- ALGUÉM VIRÁ NO ESPÍRITO E NO PODER DE ELIAS
Essa é a terceira teoria sobre o assunto. Ela diz que as profecias não foram cumpridas em João e por isso aguardam cumprimento futuro, mas, já que Elias não precisa cumpri-las pessoalmente, alguém virá em seu espírito e poder para cumprir o que está previsto (Malaquias 4.5,6; Mateus 17.10.11).
O que os eruditos falam sobre essa questão:
''...após a transfiguração, os discípulos perguntaram ao Senhor sobre a Sua vinda em poder e glória: ''Por que dizem, pois, os escribas ser necessário que Elias venha primeiro?'' A isso nosso Senhor respondeu: ''De fato, Elias virá e restaurará todas as cousas'' (Mateus 17.10,11). Se não houvesse nenhuma outra referência com relação á vinda de Elias, seríamos obrigados a concluir que ele deve ser uma das testemunhas de Apocalipse 11.
Mas vejamos. Algum tempo antes da transfiguração, João Batista, que estava na prisão, enviou dois discípulos para perguntar ao Senhor Jesus se Ele era o Messias ou se eles deveriam esperar outro. Nosso Senhor enviou uma mensagem de volta para João chamando atenção para Seu ministério miraculoso como testemunho suficiente de que Ele era Aquele que os profetas haviam previsto. Ele contou, então, ás multidões sobre a grandeza de João, e que Batista era realmente o Mensageiro de quem Malaquias falara (Malaquias 3.11). Por fim, o Senhor acrescentou: ''Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João. E, se quereis reconhecer, ele mesmo é o Elias, que estava para vir'' (Mateus 11.13,14). O que Ele quer dizer?
Ele estava dizendo o seguinte: que, se Israel estivesse pronto e disposto a recebê-lo naquela época, Ele teria estabelecido o reino que lhes oferecera, e, nesse caso, o ministério de João seria o cumprimento do Elias profético.
Parece, então, que a profecia de Malaquias se refere alguém vindo no espírito e no poder de Elias (como Lucas 1.17), e que ele não precisa ser o próprio Elias, literalmente. Nosso Senhor nos deu outra mostra disso na conversa com Seus discípulos, á qual já nos referimos, que aconteceu após a transfiguração, pois, quando Ele assegurou que Elias deveria vir, acrescentou: ''Eu, porém, vos declaro que Elias já veio, e não o reconheceram'', e nós lemos: ''Então, os discípulos entenderam que lhes falara a respeito de João Batista (Mateus 17.22,13). Parece que a Palavra de Deus mostra claramente que aquele que vem será um Elias virtual e não literal.''
Os mesmos eruditos têm uma conclusão quanto ao problema das duas testemunhas:
''... se João Batista poderia ter sido Elias, se Israel se estivesse disposto a recebê-lo (Mateus 11.13,14), então os que testemunharão naquele dia futuro ,vindos no espírito e no poder de Elias, podem certamente cumprir as profecias de Malaquias e de de nosso Senhor (Malaquias 4.5; Mateus 17.10,11).''
Já que João não poderia ter cumprido as profecias porque Israel rejeitou o reino oferecido, não parece possível afirmar que a profecia de Malaquias 4.5,6 tenha sido cumprida. O fato de João poderia ter cumprido a profecia, apesar de não ser o Elias pessoalmente, parece nos mostrar que Elias não precisa vir pessoalmente para cumprir as profecias.
Durante o período anterior ao segundo advento e antes do derramamento dos julgamentos na terra, haverá o ministério de alguém caracterizado pelo espírito e pelo poder de Elias, que cumprirá essa profecia.
No artigo anterior havíamos falado que estaríamos estudando as profecias relacionadas a Segunda Vinda, Mas antes vamos abordar os juízos que ocorrerão no período da Grande Tribulação.
FONTE: Manual de Escatologia.
AUTOR: J. D. Pentecost
EDITORA: Vida.
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