A CAMAPANHA DO ARMAGEDOM - INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO:
Os ''reis da terra e de todo o mundo'' serão reunidos pela atuação da trindade do inferno para chamada ''peleja do grande dia do Deus Todo-poderoso'' (Ap 16.14).
Assim, é que Pentecost abre seu estudo sobre a maior das batalhas já vista em toda a história da humanidade, a batalha do Armagedom. Chegamos em nosso estudo no campo da escatologia, a respeito desse acontecimento que envolverá todos os moradores da terra, e o mesmo marcará o fim da Tribulação.
Pentecost diz ainda que será um ajuntamento de nações de toda a terra que irão se reunir num lugar chamado Armagedom (Apocalipse 16.16). Neste lugar haverá o julgamento divino sobre todas as nações que perseguirão Israel (Joel 3.2), devido sua iniquidade (Apocalipse 19.15) e por causa de sua impiedade (Apocalipse 16.9).
Os escatológicos de forma comum defendem que essa batalha será um acontecimento isolado, e acontecerá antes da Segunda Vinda de Cristo á terra. Para a maioria estudante do assunto, vê esse acontecimento como uma extensão do grande movimento no qual Deus lidará com ''os reis do mundo inteiro'' (Apocalipse 16.14), que só será apercebido pela compreensão que será a ''peleja do Deus Todo-poderoso (Apocalipse 16.14). Nesse aspecto, Pentecost aponta para um evento não isolado, mas uma campanha que se estende pela última da Grande Tribulação.
O termo grego usado para ''peleja'' em Apocalipse 16.14, ''polemos'', significa ''guerra ou campanha'', já o termo grego ''machê'' significa batalha, e ás vezes um único combate. Trench, Tayer e Vincent distinguiram os termos:
''O uso da palavra podemos (campanha) em Apocalipse 16.14 significaria que os acontecimentos que culminam no ajuntamento em Armagedom na segunda vinda são vistos por Deus como uma campanha unificada.
I- A LOCALIZAÇÃO DA CAMPANHA:
Isso sucederá no monte Megido, que está situado a Oeste do Jordão no centro-norte da Palestina, quinze quilômetros de Nazaré, vinte e cinco quilômetros da costa do Mediterrâneo, encontra-se numa planície onde ocorreram muitas batalhas de Israel.
Débora e Baraque derrotaram os cananeus (Juízes 4 e 5). Gideão venceu os midianistas (Juízes 7). Saul foi morto na batalha com os filisteus (1 Samuel 31.8). Acazias morto por Jeú (2 Reis 9.27). E ainda, Josias foi morto na invasão pelos egípcios (2 Reis 23.29,30; 2 Crônicas 35.22). Vincent tece um comentário sobre:
''Megido localizava-se na planície de Esdrelom, ''que foi o local escolhido para o acampamento, em todas as batalhas travadas na Palestina desde os dias de Nabucodonosor, rei da Assíria, até a desastrosa marcha de Napoleão Bonaparte, do Egito até Síria. Judeus. gentios, sarracenos, cruzados, franceses anticristãos, egípcios, persas, drusos, turcos e árabes, guerreiros de todas as nações debaixo do céu, armaram suas tendas nas planícies de Esdrelom e contemplaram seus estandartes nacionais umedecidos pelo orvalho de Tabor e de Hermom''.''
Várias outras localidades geográficas foram apontadas na campanha:
1. Joel 3.2,13 fala dos acontecimentos que ocorrerão no vale de Josafá, parece ser uma área extensa a leste de Jerusalém. Em Ezequiel 39.11 é chamado de vale dos viajantes, podendo ser á mesma área que o vale de Josafá, já que era uma rota de saída de Jerusalém.
2. Isaías 34 e 63 retratam a vinda do Senhor de Edom ou Iduméia, sul de Jerusalém, quando Ele retornar do julgamento.
3. A própria Jerusalém é vista como centro do conflito (Zacarias 12.2-11; 14.2). Desse modo, a campanha estende-se das planícies de Esdrelom ao norte, atravessando Jerusalém, até o vale de Josafá a leste e Edom ao sul. Essa vasta área abrange toda a Palestina, e essa campanha, com todas as suas partes, confirmaria á extensão retratada por João em Apocalipse 14.20.
Vejamos a conclusão de Sims:
''...parece que, pelas Escrituras, a última grande batalha do grande dia do Deus Todo-poderoso se alastrará para bem além do Armagedom ou vale de Megido. Armagedom parece ser apenas o local em que as tropas se reunirão vindas dos quatro cantos da terra, e de lá a batalha se espalhará por toda a Palestina. Joel fala dessa última batalha sendo travada no vale de Josafá, que fica perto de Jerusalém, Isaías mostra o Cristo vindo com as vestimentas manchadas de sangue ''de Edom'', que fica ao sul da Palestina. Então a batalha de Armagedom se estenderá desde o vale de Megido no norte da Palestina, através do vale de Josafá, perto de Jerusalém, até Edom no extremos sul da Palestina. Com isso concordam as palavras do profeta Ezequiel, de que os exércitos dessa grande batalha virão ''para cobrir a terra''. O livro do Apocalipse também fala que o sangue correrá dos freios dos cavalos por 1600 estádios, e foi observado que 1.600 estádios cobrem toda a extensão da Palestina. Mas Jerusalém sem dúvida será o centro de interesse durante a batalha de Armagedom, pois a palavra de Deus diz: ''Reunirei todas as nações contra Jerusalém para a batalha''.'''
II- OS PARTICIPANTES DA CAMPANHA:
A coligação das nações durante o período da Grande Tribulação foi abordada dentro dos artigos que transcreveram a situação dos gentios (nações) na Tribulação. O leitor poderá acessar todo o conteúdo nesse blog dentro dessa série, usando o marcador Escatologia. Quatro grandes confederações de nível mundial se formarão: 1) a dos dez reinos sob a liderança do anticristo, constituindo assim a forma final do quarto grande império mundial. 2) a confederação do norte, tendo a Rússia e seus aliados. 3) os do Leste, os povos asiáticos além do Eufrates. 4) e a confederação do sul com os poderes do norte da África. Podemos acrescentar ainda uma quinta confederação com participação ativa nessa campanha: 5) o Senhor e seus exércitos celestiais.
Embora a hostilidade dos quatro primeiros seja de uns contra os outros e contra Israel (Zacarias 12.2,3;14.2), será particularmente contra o Deus de Israel que eles lutarão (Salmos 2.2; Isaías 34.2; Zacarias 14.3; Apocalipse 16.14; 17.14; 19.11,14,15,19,21).
Continuaremos no próximo artigo com a Invasão pela Confederação do Norte.
FONTE: Manual de Escatologia.
AUTOR: John Dwight Pentecost
EDITORA: Vida.
Comentários
Postar um comentário