O MILÊNIO - PARTE XV
A DOUTRINA BÍBLICA DO MILÊNIO - PARTE II
INTRODUÇÃO:
O Milênio se torna necessário, como temos visto até aqui, porque as alianças feitas com Israel que prometem a ocupação da palestina, o reinado teocrático e seu rei da linhagem de Davi, a descendência e a conversão dos judeus se cumprirão neste período.
Será por ocasião do Milênio em que as influências satânicas serão retidas, já que o próprio diabo não estará na terra. Mas será um tempo em que o Homem será testado em sua atitude sem a influência maligna, o qual o mesmo falhará nesse teste no final da Era milenar.
Continuando com nosso assunto onde a Doutrina Bíblica do Milênio está sendo estudada, nosso artigo fará uma analise exclusiva sobre o principal Personagem deste Tempo de Ouro, o Senhor Jesus Cristo.
A RELAÇÃO DE CRISTO COM O MILÊNIO:
Não há como ter um reino sem a presença do seu rei. Sem a presença pessoal e manifesta do Senhor Jesus Cristo não haverá nenhum Reino Teocrático na terra. Toda essa Era irá depender do Seu retorno como foi prometido, porque tudo o que existe no Milênio tem origem neste Rei revelado.
''Como pode a maldição ser anulada, a morte ser derrotada, todo o mal amedrontador pertencente ao homem e á natureza ser eliminado, e grandes bênçãos ser obtidas? Tudo isso deverá ser concretizado no reino sob o governo do Messias e não será sem uma portentosa demonstração de poderes sobrenaturais acima de tudo que o homem já testemunhou, e além do entendimento do homem fraco e mortal com seus poderes limitados.
Se há uma verdade distintamente demonstrada nas Escrituras é que esse reino, o tabernáculo de Davi, agora em ruínas, mas por ser gloriosamente reconstruído sob o reino do Filho de Davi, não pode ser manifestado sem a mais maravilhosa demonstração de energia do Todo-Poderoso''.
(G.N.H. Peters, Theocractic Kingdom).
Portanto, o Milênio não poderá existir sem a manifestação de Cristo, do Qual todo esse Tempo dependerá.
I- OS NOMES E TÍTULOS QUE SERÃO APLICADOS Á CRISTO NO MILÊNIO:
Os aspectos do relacionamento que Cristo mantém com o Milênio são observados nos muitos nomes e títulos conferidos a Ele durante toda essa Era, cada um revelando fatos sobre a Pessoa e Sua obra naquele período.
1. O Renovo (Isaías 4.2; 11.1; Jeremias 23.5; 33.15; Zacarias 3.8-9; 6.12-13). Um comentário de Scofield nos elucida na questão:
''Um nome de Cristo, usado de quatro maneiras: 1) ''O Renovo do Senhor'' (Is 4.2), quer dizer, o caráter de Cristo como ''Emanuel'' (Is 7.14) que será plenamente manifestado ao Israel restaurado e convertido no Seu retorno em glória (Mt 25.31); 2) o ''Renovo de Jessé'' (Is 11.1; Jr 25.5; 33.15), isto é, o Messias que, ''segundo a carne, veio da descendência de Davi'' (Rm 1.3) e será revelado na Sua glória terrena como Rei dos reis e Senhor dos senhores; 3) ''meu servo, o renovo'' (Zc 3.8), a humilhação e obediência até na morte segundo Isaías 52.13-15; 53.1-12; Fp 2.5-8; 4) o ''homem cujo o nome é Renovo'' (Zc 6.12,13), quer dizer, Seu caráter como Filho do homem, o ''último Adão'', ''o Segundo Homem'' (1 Co 15.45-47), reinando como Rei-Sacerdote sobre a terra no domínio dado a Adão e por ele perdido''.
2. O Senhor dos Exércitos (Isaías 24.23, 44.6).
3. O teu Deus (Isaías 52.7).
4. Senhor Justiça Nossa (Jeremias 23.6; 33.16).
5. Ancião de dias (Daniel 7.13).
6. O Senhor (Miquéias 4.7; Zacarias 14.9).
7. O Altíssimo (Daniel 7.22-24).
8. O Filho de Deus (Isaías 9.6; Daniel 3.25; Oséias 11.1).
9. Jeová (Isaías 2.2-4; 7.14; 9.6; 12.6; 25.7-10; 33.20-22; 40.9-11; Jeremias 23.5,6; Ezequiel 43.5-7; 44.1,2; Joel 3.21; Miquéias 4.1-3,7; Zacarias 14.9,16,17).
Estes sãos os nomes que revelam que Aquele que reina é verdadeiramente Deus, de modo que o Reino pode ser chamado corretamente de Teocrático.
10. O Tronco de Jessé (Isaías 11.1,11).
11. O Filho do Homem (Daniel 7.13).
12. O Servo (Isaías 42.1-6; 49.1-7; 53.11).
13. Renovo (Isaías 53.2; Ezequiel 17.22-24).
Aqui foram usados para frisar a Humanidade do Messias e Seu direito de reinar sobre o homem por causa de Sua relação com ele.
A autoridade do Messias é designada nos títulos recebidos de:
1. O Rei (Isaías 33.17,22; 44.6; 2.2-4; 9.3-7; 11.1-10; 16.5; 24.21-26; 31.4-32.2; 42.1-6; 42.13; 49.1-9; 51.4,5; 60.12; Daniel 2.44; Obadias 1.17-21; Miquéias 4.1-8; 5.2-5, 15; Sofonias 3.9,10, 18,19; Zacarias 9.10-15; 14.16,17).
2. O Juiz (Isaías 11.3,4; 16.5; 33.22; 51.4,5; Ezequiel 34.17,20; Joel 3.1,2; Miquéias 4.2,3).
3. O Legislador (Isaías 33.22).
4. O Príncipe Ungido (Daniel 9.25,26).
5. Príncipe dos príncipes (Daniel 8.25).
Aqui vemos pelos títulos o Seu direito ao Trono e os poderes reais associados ao Trono sendo-Lhes conferidos.
No Milênio a Obra do Rei como Redentor trazendo a Salvação ao povo é vista em seus títulos como:
1. Redentor (Isaías 59.20).
2. O Sol da Justiça (Malaquias 4.2).
3. O Que abre caminho (Miquéias 2.13).
4. O Pastor (Isaías 40.10,11; Jeremias 23.1,3; Ezequiel 34.11-31; 37.24; Miqueias 4.5; 7.14).
5. Senhor Justiça Nossa (Jeremias 23.6; 33.16).
6. A Pedra (Isaías 28.16; Zacarias 3.9).
7. A Luz (Isaías 60.1-3).
Assim, o Messias, por meio de tais títulos é apresentado como o Filho de Deus e o Filho do Homem que salvará e reinará na Era milenar.
II- A MANIFESTAÇÃI DE CRISTO NO MILÊNIO:
Os vários ministérios e manifestações relacionados ao Messias em Sua Segunda Vinda são vistos nos escritos proféticos.
A Segunda Vinda é claramente demonstrada (Isaías 60.2; 61.2; Ezequiel 21.27; Daniel 7.22; Habacuque 2.3; Ageu 2.7; Zacarias 2.8; Malaquias 3.1). Na ocasião será manifestado como o Filho de Abraão (Gênesis 17.8; Mateus 1.1; Gálatas 3.16), quando Ele possuirá a Palestina em nome de Deus, instituindo o Reino com a descendência de Abraão. Sendo ainda manifesto como o Filho de Davi (Lucas 1.32,33; Mateus 1.1; Isaías 9.7), com a função. como Herdeiro digno do Trono, assumirá o Trono e nele reinará. Será também revelado como o Filho do Homem (Atos 1.11; 5.27) e como Tal executará julgamento quando o Reino for estabelecido e através dos tempos. Ele será o Rei Teocrático de Deus, a fim de ser o Rei de Justiça (Isaías 32.1), o Rei de Israel (João 12.13), o Rei dos reis (Apocalipse 19.16), o Rei de toda a terra (Zacarias 14.9; Filipenses 2.10). Será manifesto como Deus Filho (Isaías 9.6; Salmos 134.3; Hebreus 1.8-10), com a finalidade que se possa dizer que o ''Tabernáculo de Deus [está] com os homens'' (Apocalipse 21.3).
Em tais manifestações Cristo realizará a obra do Redentor (Isaías 59.20,21; 62.11; Malaquias 4.2), Juiz (Isaías 61.2; 62.11; 63.1; Daniel 2.44,45; 7.9,10), Galardoador do povo santo (Isaías 62.12), Mestre (Isaías 2.3; Zacarias 8.22), Rei (Isaías 33.17-22; 40.9-11; 52.7; Daniel 2.45; 725-27; Miquéias 5.2-5; Sofonias 3.15), Profeta (Deuteronômio 18.15,18), Legislador (Isaías 33,22; Gênesis 49.10), Pastor (Isaías 40.10,11; 63.1; Jeremias 22.1,3; Miquéias 4.5; 7.14).
O Milênio será o período da plena manifestação da glória do Senhor Jesus Cristo. Haverá a glória associada á Humanidade de Cristo. Haverá a glória de um domínio glorioso, no qual Cristo, em virtude de Sua obediência até a morte, receberá o domínio universal para restabelecer o domínio que Adão perdeu. Haverá um governo glorioso, no qual Cristo, como Filho de Davi, receberá poder absoluto para governar (Isaías 9.6; Salmos 45.4; Isaías 11.4; Salmos 72.4; Salmos 2.9). Haverá a glória de uma herança gloriosa, na qual a terra e a descendência prometida de Abraão serão realizadas por meio de Cristo (Gênesis 17.8; 15.7; Daniel 11.16,41; 8.9). Haverá a glória de uma jurisprudência gloriosa, na qual Cristo, como porta-voz de Deus, anuncia a vontade e a lei de Deus por toda a era milenar (Deuteronômio 18.18,19; Isaías 33.21,22; Atos 3.22; Isaías 2.3,4; 42.4). Haverá a glória da casa e do trono gloriosos, nos quais Cristo, como Filho de Davi, cumprirá o que foi prometido a Davi (2 Samuel 7.12-16) no Seu reinado (Isaías 9.6,7; Lucas 1.31-33; Mateus 25.21). Haverá a glória do reino glorioso sobre o qual Cristo reinará (Salmos 72; Isaías 11.10; Jeremias 23.6; Zacarias 3.10; Isaías 9.7).
Haverá também a manifestação gloriosa associada á divindade de Cristo através da Sua onisciência (Isaías 66.15-18). Sua onipotência que sustentará toda aquela Era (Isaías 41.10,17, 18; Salmos 46.1,5). Ele será adorado como Deus (Salmos 45.6; Isaías 66.23; Salmos 86.9; Zacarias 14.16-19). A justiça será plenamente manifesta (Salmos 45.4,7; 98.2; Daniel 9.24; Isaías 1.27; 10.22; 28.17; 60.21; 63.7-19; 34.7-10; 40.10-13; Oséias 2.23; Salmos 89.3). A bondade de Deus também será demonstrada por meio de Cristo (Jeremias 33.9, 15; Zacarias 9.17; Isaías 52.7). Ele revelará plenamente a Vontade de Deus (Mateus 6.10) e realizada na terra. A santidade de Deus será manifesta por meio do Messias (Isaías 6.1-3; Apocalipse 15.4; Ezequiel 36.20-23; Isaías 4.3,4; 35.8-10; Ezequiel 45.1-5; Joel 3.17; Zacarias 2.12).
A Verdade divina será manifestada gloriosamente por meio do Rei (Miquéias 7.20; Isaías 25.1; 61.8)>
Assim, por meio do Rei, haverá completa demonstração dos atributos divinos com a finalidade que Cristo seja glorificado como Deus.
O Caráter Espiritual do Milênio será nosso próximo assunto.
FONTE: Manual de Escatologia.
AUTOR: J. D. Pentecost
EDITORA: Vida.
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