ALIANÇA ABRAÂMICA - VII
A DESCENDÊNCIA DE ABRAÃO
INTRODUÇÃO:
Estamos desenvolvendo as principais alianças eternas das Escrituras, pelas quais compreendemos sobre a fidelidade de Deus para cada uma delas. Um excelente estudante da Escatologia Bíblica deve, acima de tudo, levar em consideração as alianças bíblicas, principalmente as que tem uma conotação escatológica.
No nosso artigo de numero sete sobre Aliança Abraâmica, vamos entender Quem é a Descendência de Abraão. Caso não deturpamos o significado do ensinamento claro das Escrituras, esse termo é aplicado aos descendentes físicos de Abraão.
UM EXAME CONTEXTUAL DA ALIANÇA ABRAÂMICA:
Esse exame tomamos emprestado do Dr Walvoord que escreve:
''Um exame contextual da aliança abraâmica mostra que, em primeiro lugar, ela foi essencialmente ligada á descendência física de Abraão, Isaque.
Deus disse a respeito de Isaque antes que ele nascesse: ''Estabelecerei com ele a minha aliança, aliança perpétua para a sua descendência'' (Gn 17.19).
De que forma Abraão entendeu o termo descendência aqui? Obviamente, em referência á sua semente física, Isaque, e a seus descendentes físicos.
Deus não disse que nenhuma benção espiritual viria sobre os que estivessem fora da descendência física de Abraão, mas que a linhagem física de Isaque herdaria as promessas dadas aos ''descendentes de Abraão''.
[...] Nada poderia ser mais simples do que Abraão, Isaque e Jacó terem entendido o termo descendência em relação á sua linhagem física.''
E mais uma vez:
O termo ''Israel'' [...] Como titulo dado a Jacó, significando príncipe de Deus, tem sido comumente usado para designar os descendentes físicos de Jacó.''
A evidência é tão grande que quem ler ficará surpreso com o que foi declarado por um importante amilenarista, ao dizer:
''Conduzindo a um extremos quase sem precedentes o literalismo que caracteriza o milenarismo, eles insistem em que Israel deve ser significar Israel, e que as promessas do reino no Antigo Israel dizem a respeito a Israel e devem ser cumpridas para Israel literalmente''.
Dificilmente aquilo que os pré-milenarista defendem pode ser qualificado como extremo quase sem precedentes de literalismo, outros além destes que são levados pela coerência na interpretação, sustentam que Israel significa o que as palavras dão a entender. Podemos citar Hodge, pós-milenarista, e ainda Hendricksen, amilenarista que mantém a mesma posição.
Necessitamos distinguir as promessas pessoas feitas á Abraão das promessas nacionais feitas aos descendentes de Abraão, das promessas universais feitas a todas as famílias da terra. É inquestionável que a Aliança Abraâmica oferece bênçãos universais aos que não fazem parte da descendência física, mas se afirmar que as promessas nacionais só podem ser cumpridas pela própria nação israelita. Assim temos que tomar o termo Israel em seu sentido usual e literal quando estamos nos referindo a descendência física de Abraão.
No próximo artigo mostraremos como o Amilenarismo entende a Descendência de Abraão.
FONTE: Manual de Escatologia:
AUTOR: J. D. Pentecost.
EDITORA: Vida.
Comentários
Postar um comentário