ALIANÇA ABRAÂMICA - VIII

 O AMILENARISMO E A DESCENDÊNCIA DE ABRAÃO.


INTRODUÇÃO:

Já somos cientes de que devemos enxergar os descendentes físicos de Abraão como alvo dessa aliança. E os termos relacionados devem ser tomados no sentido normal e literal.

No entanto, vamos entender outro ponto de vista sobre a descendência de Abraão, esse posicionamento é por parte do amilenarismo.  

A DEFINIÇÃO DO SISTEMA AMILENARISTA DA DESCENDÊNCIA DE ABRAÃO:

Tal definição foi apresentada por Pieters, um dos seus principais da hermenêutica amilenarista, assim foi sua definição:

''A expressão ''descendência de Abraão'', no uso bíblico, denota aquela comunidade visível cujo os membros se relacionam com Deus por meio da aliança abraâmica e, assim, são herdeiros da sua promessa.''

Pieters prossegue em seu raciocínio dizendo:

''Quando nos vemos diante do argumento de que Deus fez certas promessas á raça judaica [...] [certos] fatos são pertinentes. Deus nunca prometeu nada a raça alguma como raça. Todas as promessas foram para a contínua comunidade pactual, sem considerar seus elementos raciais ou ascendência pessoal dos indivíduos a ela pertencentes. Conseqüentemente, nenhuma prova de aqueles a quem o mundo denomina ''os judeus'' descendem de Abraão. se pudesse ser fornecida (o que não é possível), teria o valor para provar o que lhes está reservado o cumprimento de alguma promessa divina. Essas promessas foram feitas ao grupo pactual chamado ''os descendentes de Abraão'' e devem ser cumpridas para essa comunidade. O que é necessário é que alguém prove sua associação a esse grupo.''

O CONTRA PONTO PRÉ- MILENARISTA:

Walvoord faz um resumo do argumento de Pieters, dizendo:

''A visão amilenarista, conforme apresentada por Pieters, defende a seguinte posição: 1) Deus nunca fez promessa á descendência física de Abraão como raça; 2) as promessas de Abraão são dadas apenas á descendência espiritual de Abraão ou á ''continua comunidade pactual'' porque a) não são sua descendência espiritual; b) não conseguiriam provar, de nenhuma forma, que são a descendência física.''

A posição de Pieters a descendência seria toda ''a família da fé'', isso incluiria todos os crentes de todos os tempos. O método de interpretação é o fator determinante em toda essa discussão.

Se as Escrituras devem ser interpretadas figuradamente, então o amilenarismo é lógico, mas se interpretadas literalmente, a pré-milenarista se torna obrigatória.

No próximo artigo abordaremos sobre os tipos de descendência mencionados nas Escrituras.

FONTE: Manual de Escatologia.
AUTOR: J. Dwight Pentecost.
EDITORA: Vida.


   
 


Comentários

Postagens mais visitadas