ALIANÇA ABRAÂMICA - IX
OS TIPOS DE DESCENDÊNCIA MENCIONADAS NAS ESCRITURAS
INTRODUÇÃO:
Devemos entender que nessa questão, as Escrituras nos esclarece que não há somente um tipo de descendência nascida de Abraão. E quando isso não é observado gera confusão.
OS TRÊS SENTIDOS DIFERENTES DOS FILHOS DE ABRAÃO:
''Existem, então, três sentidos diferentes nos quais alguém pode ser filho de Abraão. Primeiro, existe a linhagem natural, ou a descendência natural.
Essa é restrita aos descendentes de Jacó nas doze tribos. A eles, Deus promete ser o seu Deus e a eles foram dadas as leis. Deus lidou com eles de maneira especial. Segundo, existe a linhagem espiritual dentro da linhagem natural. Esses são os israelitas que acreditaram em Deus, guardaram a lei, e satisfizeram as condições para que se desfrutassem hoje as bençãos da aliança. Os que possuirão a terra no futuro milênio também serão do Israel espiritual. Terceiro, existe a descendência de Abraão espiritual de Abraão que não é por natureza israelita. Aqui entra a promessa de ''todas as famílias da terra''. Essa é a aplicação clara da expressão de Gálatas 3.6-9 [...] em outras palavras, os filhos (espirituais) de Abraão que vêm dos pagãos ou gentios cumpre esse aspecto da aliança abraâmica que lidou com os gentios em primeiro lugar, e não as promessas concernentes a Israel. A única maneira pela qual os gentios podem ser descendentes de Abraão no contexto de Gálatas é estarem ''em Cristo Jesus'' (Gl 3.28). Seguido de:
''E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa'' (Gl 3.29). Os gentios descendem de Abraão apenas no sentido espiritual e são herdeiros da promessa dada a ''todas as famílias da terra''.'' (Walvoord).
Mesmo que os pré-milenaristas venham a concordar com os amilenaristas em que a descendência de Abraão inclui os gentios, negam que isso cumpre as promessas dadas á descendência natural, ou que as promessas feitas a ''descendência de Abraão'' sejam realizadas por crentes gentios. Igualmente a promessa de bênção para todas as nações á bênção dada á descendência de Abraão é uma injustificada conclusão.
Tal distinção explica como a Igreja pode ser relacionada á Aliança sem ser o povo pactual no qual as promessas nacionais são cumpridas. A razão de sermos descendentes espirituais de Abraão por meio do novo nascimento, não nos garante que sejamos seus descendentes físicos.
No próximo artigo iremos abordar com respeito á Igreja e a sua relação com a Aliança Abraâmica.
FONTE: Manual de Escatologia.
AUTOR: John Dwight Pentecost.
EDITORA: Vida.
Comentários
Postar um comentário