O REINO ETERNO - XI
O ESTADO ETERNO EM APOCALIPSE 21.9 A 22.7
OS HABITANTES DA CIDADE:
Para esse assunto iremos observar a tese apresentada por Newell apontando que a nova Jerusalém é a ''morada eterna, 'habitação', de Deus - Pai, Filho e Espirito Santo.''
Newell escreve:
''Várias considerações nos levam á conclusão de que a nova Jerusalém é o lugar de moradia eterna de Deus.
1. Imediatamente vemos o novo céu e a nova terra e a nova Jerusalém que desce á nova terra (21.1,2); lemos: ''Eis o tabernáculo de Deus com os homens'' [...] O objetivo no novo céu e da nova terra é realizar isso - que Deus tenha Sua morada eternamente nessa capital da nova criação!
2. Nenhuma outra morada eterna de Deus é vista além dessa da capital da nova criação [...]
3. Essa cidade celestial tem a glória de Deus (21.11,23; 22.5) [...]
4. Ela também tem o trono de Deus e o ''serviço'' de 22.3, apropriadamente denominado culto sacerdotal, ou adoração espiritual [...]
5. Eles verão a sua face [...] Esse, então, deve ser o lugar da moradia de Deus para sempre.
6. Apenas precisamos lembrar que os habitantes da Nova Jerusalém ''reinarão pelos ´séculos dos séculos (22.5). Isso não poderia ser escrito sobre ninguém mais, exceto habitantes da capital da nova criação.''
Não apenas essa Cidade é a morada do Deus Trino, mas também da Noiva, Esposa do Cordeiro (Apocalipse 21.9). Quando o anjo revela a glória e a bênção da Noiva, revela a morada e o lugar da Noiva, com a qual ela será identificada. Essa Cidade Celestial é a promessa como o destino da Igreja.
''Mas tendes chegado ao monte Sião e á cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontável hostes de anjos, e á universal assembléia e a igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados'' (Hebreus 12.22,23).
''Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome'' (Apocalipse 3.12).
Não temos dúvidas que esse Lugar é o mesmo que o Senhor teve em mente quando falou:
''Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-la teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.
E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.'' (João 14.2,3).
''Na verdade, não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a que há de vir.'' (Hebreus 13.14),
Quando João indicou os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro na muralha da Cidade em Apocalipse 21.14, a relação dela com a Igreja foi indicada.
A medida que os habitantes da Cidade são contemplados, é observado que as Escrituras incluem ainda mais que a Igreja entre os habitantes.
Esta Cidade é vista como a esperança dos santos do Antigo Testamento. É dito sobre Abraão: ''Porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador''. (Hebreus 11.10).
Quando Paulo comparou com a Jerusalém terrena em Gálatas 4.26, ele afirmou que, enquanto no cativeiro esperava a Jerusalém terrena, é oferecida por promessa uma cidade ou morada superior: ''Mas a Jerusalém lá de cima é livre, a qual é a nossa mãe.''
Os santos do Antigo Testamento são retratados nas palavras: ''Mas tendes chegado ao monte Sião e á cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial [...] aos espíritos dos justos aperfeiçoados.'' (Hebreus 12.22,23). O autor incluiu não somente a Igreja, mas os redimidos do Antigo testamento, junto com os anjos na companhia dos habitantes da Nova Jerusalém.
Vale salientar a observação de Jennings:
''Mas, já que todos os santos da antiguidade, sejam eles anteriores a qualquer distinção grupal, como Enoque; ou gentios, como Jó; ou judeus, como Abraão, podem ter seu lugar nessa cidade, ela não pode ser considerada caracteristicamente judia.''
Mesmo que o termo Nova Jerusalém não é estritamente judeu em conceito, vemos que Israel tem parte nessa Cidade, conforme foi descrito por João em Apocalipse 21.12 ao citar os nomes das doze tribos de Israel, dando uma alusão aos redimidos de Israel nela.
Podemos concluir que a Nova Jerusalém será habitada por Deus, pela Igreja, pelos redimidos de Israel e pelos redimidos de todas as eras, junto com os santos anjos. Mas a principal característica será a Noiva que habitará ali.
Os meios de entrada na Nova Jerusalém e a sua relação com o Milênio e com a Eternidade serão nosso próximos assuntos.
FONTE: Manual de Escatologia.
AUTOR: John Dwight Pentecost.
EDITORA: Vida.
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