ALIANÇA PALESTINA - I
ALIANÇA DA TERRA PROMETIDA
RAZÕES DA ALIANÇA:
Não em ordem de importância, mas numérica, a segunda aliança escatológica é a palestina, ou aliança da terra prometida também conhecida como aliança de Canaã.
Essa aliança aparece em Deuteronômio no momento em que a liderança do povo estava sendo transferida de Moisés para Josué. E ocorreu na entrada da terra que havia sido prometida por Deus nesses termos:
''Darei á tua descendência esta terra'' (Gênesis 12.7).
''... porque toda essa terra que vês, eu, te darei, a ti e á tua descendência, para sempre'' (Gênesis 13.15).
''Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência no decorrer das suas gerações, aliança perpétua, para ser o Deus e da tua descendência'' (Gênesis 17.7,8).
Essa terra havia sido possuída pelos inimigos de Israel, que resistiram toda tentativa dos israelitas de entrar na terra prometida. Retornar para escravidão era impossível, e a terra para onde estavam indo como estrangeiros e peregrinos parecia estar fechada diante deles.
Algumas considerações importantes devem ser enfrentadas pela Nação:
A terra prometida ainda era deles?
A inauguração da Aliança Mosaica, que todos concordam ter sido condicional, colocou de lado aliança incondicional feita com Abraão?
Israel poderia tomar posse permanente de sua terra diante de tal oposição?
Essas perguntas importantes, um pacto foi firmado por Deus em Deuteronômio 30.1-10. A promessa relativa á posse da terra e á herança de Israel. É isso que chamamos de Aliança Palestina, porque ela responde á pergunta sobre a relação de Israel com as promessas da terra contidas na Aliança Abraâmica.
No próximo tópico veremos a Importância e a Disposição da Aliança da Terra Prometida.
FONTE: Manual de Escatologia;
AUTOR: J. Dwight Pentecost.
EDITORA: Vida.
Comentários
Postar um comentário