ALIANÇA PALESTINA - II

 AS DISPOSIÇÕES DA ALIANÇA PALESTINA


INTRODUÇÃO:

Antes de entrarmos no ponto, vamos antes falar da Importância dessa Aliança. Lembrando que estamos tratando das alianças que tem seu cumprimento escatológico.


A IMPORTÃNCIA DA ALIANÇA PALESTINA:

Por que essa Aliança é importante?

1. Ela reafirma claramente á Israel, o título de posse da Terra Prometida. Mesmo diante da infidelidade e descrenças tão manifestas frequentemente na história dos judeus. Tal aliança não foi anulada desde a promessa á Abraão até agora. A terra ainda é deles por promessa.

2. A introdução de uma condicional aliança, na qual Israel vivia, não poderia desprezar, e nem colocou de lado a promessa original e misericordiosa concernente ao propósito de Deus. ´Paulo uso isso como argumento em Gálatas 3.17.

3.É a confirmação e a ampliação da Aliança original feita á Abraão. Ela estende as características da terra da Aliança Abraâmica. Essa ampliação veio após a descrença e a desobediência intencionais na vida da nação. Isso apoia a tese de que a promessa original seria cumprida independente da desobediência.

Feito essas considerações da importância da aliança da Palestina, vamos agora tratar com suas disposições.

Iniciaremos com a leitura onde essa Aliança foi celebrada:

¹ E será que, sobrevindo-te todas estas coisas, a bênção ou a maldição, que tenho posto diante de ti, e te recordares delas entre todas as nações, para onde te lançar o SENHOR teu Deus,
² E te converteres ao Senhor teu Deus, e deres ouvidos à sua voz, conforme a tudo o que eu te ordeno hoje, tu e teus filhos, com todo o teu coração, e com toda a tua alma,
³ Então o Senhor teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todas as nações entre as quais te espalhou o Senhor teu Deus.
⁴ Ainda que os teus desterrados estejam na extremidade do céu, desde ali te ajuntará o Senhor teu Deus, e te tomará dali;
⁵ E o Senhor teu Deus te trará à terra que teus pais possuíram, e a possuirás; e te fará bem, e te multiplicará mais do que a teus pais.
⁶ E o Senhor teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao Senhor teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas.
⁷ E o Senhor teu Deus porá todas estas maldições sobre os teus inimigos, e sobre os que te odiarem, que te perseguirem.
⁸ Converter-te-ás, pois, e darás ouvidos à voz do Senhor; cumprirás todos os seus mandamentos que hoje te ordeno.
⁹ E o Senhor teu Deus te fará prosperar em toda a obra das tuas mãos, no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto da tua terra para o teu bem; porquanto o Senhor tornará a alegrar-se em ti para te fazer bem, como se alegrou em teus pais,
¹⁰ Quando deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste livro da lei, quando te converteres ao Senhor teu Deus com todo o teu coração, e com toda a tua alma. 

Deuteronômio 30:1-10.

Há sete características reveladas nessa passagem bíblica:

1. A nação seria tirada da terra por causa da infidelidade (Dt 28.63-68; 30.1-3). 

2. Com um arrependimento futuro (Dt 28.63-68; 30.1-3).

3. O Messias retornará (Dt 30.3-6).

4. Israel será reintegrado á terra (Dt 30.5).

5. Israel será convertido como nação (Dt 30.4-8; Rm 11.26,27).

6. Os inimigos de Israel serão julgados (Dt 30.7).

7. A nação receberá a bênção completa (Dt 30.9).

Quando pesquisamos as grandes áreas incluídas na passagem onde um plano de aliança está estabelecido, somos quase que forçosamente obrigados reconhecer que Deus considera a relação dos judeus com a terra com tamanha importância. Não somente a posse da terra está garantida, mas Deus se obriga a julgar e afastar todos os inimigos de Israel, e dar um coração novo e converte-los antes de colocá-los na terra.

Essa Aliança foi confirmada mais tarde na história de Israel:

1. Um dos assuntos das profecias de Ezequiel (Ez 16.1-7, 8-14, 15-34, 35-52, 53-63).

2. A restauração está baseada na promessa:

⁶⁰ Contudo eu me lembrarei da minha aliança, que fiz contigo nos dias da tua mocidade; e estabelecerei contigo uma aliança eterna.
⁶¹ Então te lembrarás dos teus caminhos, e te confundirás, quando receberes tuas irmãs maiores do que tu, com as menores do que tu, porque tas darei por filhas, mas não pela tua aliança.
⁶² Porque eu estabelecerei a minha aliança contigo, e saberás que eu sou o Senhor;
⁶³ Para que te lembres disso, e te envergonhes, e nunca mais abras a tua boca, por causa da tua vergonha, quando eu te expiar de tudo quanto fizeste, diz o Senhor DEUS. 

Ezequiel 16:60-63.

Deus declarou a Aliança Palestina como eterna, e Se comprometeu com ela.

No próximo artigo iremos concluir esse tema falando do caráter da Aliança Palestina e suas implicações escatológicas.


FONTE: Manual de Escatologia.
Autor: John Dwight Pentecost.
Editora: Vida.

Comentários

Postagens mais visitadas