O DIA DO SENHOR
INTRODUÇÃO:
A partir deste artigo, iremos dispensar um período para a doutrina bíblica da Tribulação.
Depois de analisarmos as principais visões da Escatologia; pré-tribulacionismo, pós-tribulacionismo e mesotribulacionismo, e deixar claro nossa posição pré-tribulacionista do Arrebatamento da Igreja que implica a retirada da Igreja da terra antes do começo do período tribulacional. Nosso blogue, agora, trata com esse Tema - A Grande Tribulação.
E inaugurando o assunto iremos entender o conceito do dia profético denominado o ''Dia do Senhor''.
Depois de analisarmos que dia será esse e tudo o que está relacionado com ele, vamos trilhar pelo caminho das profecias bíblicas relacionadas com a Tribulação e a quem esse período foi destinado, desde já não para a Igreja porque essa nesse período estará nas Mansões Celestiais com o Senhor; sendo galardoada no Bema (Tribunal) de Cristo e casando com o Cordeiro nas Bodas (Casamento).
I- CONSIDERAÇÕES SOBRE O DIA DO SENHOR:
O assunto é um dos maiores temas proféticos encontrados no Antigo e Novo Testamentos.Esse tema tem sido questão de debate entre os interpretes das Escrituras. Uns citam como sendo o período da Grande Tribulação, já outros, relacionam o período á Segunda Vinda com seus julgamentos imediatamente ligados a esse acontecimento.
Para o Dr Scofield:
''O dia de Jeová (também chamado ''aquele dia'' e o ''grande dia'') é o período prolongado de tempo que se inicia com o retorno do Senhor na sua glória (Segunda Vinda) e termina com a destruição dos céus e da terra pelo fogo, preparando novo céu e nova terra (Isaías 65.17-19; 66.22; 2 Pedro 3.13; Apocalipse 21.1).''
Nesta concepção o dia do Senhor abrange o período que vai do retorno de Cristo á terra até o novo céu e a nova terra, depois do Milênio.
Em contrapartida ao pensamento de Scofield temos a posição de Ironside:
''... quando finalmente o dia da graça terminar, o dia do Senhor o sucederá.
[...] O dia do Senhor segue (o arrebatamento). Será o tempo em que os juízos de Deus são derramados sobre a terra. Isso inclui a vinda do Senhor com todos os santos para executar julgamento sobre Seus inimigos e tomar posse do reino... e reinar com justiça por mil anos gloriosos''.
Observe o leitor que a posição de Ironside diverge de Scofield quanto ao início do Dia do Senhor, mas ambas incluem a Segunda Vinda e o Milênio estão incluídos dentro deste período.
II- A INDICAÇÃO DESTE PERÍODO NAS ESCRITURAS:
O termo aparece nos textos (Isaías 2.12; 13.6,9; Ezequiel 13.5; 30.3; Joel 1.15; 2.1,11,31; 3.14; Amós 5.18 (duas vezes), 20; Obadias 1.15; Sofonias 1.7,14 (duas vezes); Zacarias 14.1; Malaquias 4.5; Atos 2.20; 1 Tessalonicenses 5.2; 2 Tessalonicenses 2.2; 2 Pedro 3.10).As expressões ''aquele dia, o dia ou o grande dia'' aparecem mais de setenta e cinco vezes no Antigo Testamento. Com isso, vemos a importância deste período nas Escrituras Proféticas.
O período revela que a idéia de julgamento é preponderante, o que vemos claramente na passagem de Sofonias 1.14-18.
Os juízos são os que aqueles específicos sobre Israel, mas ainda os que estão destinados as nações no fim da Tribulação associados ao Segundo Advento de Cristo.
Ao fazermos um exame dos próprios trechos bíblicos, inclui-se julgamentos que se estendem por todo um período anterior ao Segundo Advento.
Desta forma, podemos deduzir que o dia do Senhor incluirá o período tribulacional.
Em Zacarias 14.1-4 encontramos que os acontecimentos da Segunda Vinda também estão incluídos no dia do Senhor. 2 Pedro 3.10 incluí o Milênio (pelo menos essa é a ideia no contexto).
''SE O DIA DO SENHOR NÃO COMEÇASSE ATÉ A SEGUNDA VINDA, VISTO QUE ESSE ACONTECIMENTO É PRECEDIDO POR SINAIS, ELE NÃO PODERIA VIR COMO UM ''LADRÃO NA NOITE'', INESPERADO SEM ANÚNCIO, COMO SE DIZ QUE VIRÁ EM 1 TESSALONICENSES 5.2.''
A única maneira pela qual esse dia poderá acontecer inesperadamente ao mundo é se chegar imediatamente APÓS O ARREBATAMENTO DA IGREJA.
Assim, então, vemos que o dia do Senhor é um extenso período de tempo após o Arrebatamento da Igreja que iniciará com o período tribulacional (tempo em que Deus tomará o Seu tratamento com a nação de Israel), incluindo a Segunda Vinda, a era Milenar e a criação dos novos céus e nova terra após o Milênio.
II- OS ACONTECIMENTOS RELACIONADOS AO DIA DO SENHOR:
Alguns fatos estão intimamente ligados ao dia do Senhor, e um estudo deste período deve abranger em sua análise uma grande parte das Escrituras Proféticas.E estes são tais Acontecimentos:
1. A federação dos estados num Império Romano (Daniel 2 e 7).
2. A ascensão do governo politico desse Império, que fará uma aliança com Israel (Daniel 9.27; Apocalipse 13.1-10).
3. A formulação de um falso sistema religioso sob um falso profeta (Apocalipse 13.11-18).
4. O derramamento dos julgamentos sob os selos (Apocalipses 6).
5. A separação dos cento e quarenta e quatro mil testemunhas (Apocalipse 7).
6. Os julgamentos das trombetas (Apocalipse 8-11).
7. A ascensão das Testemunhas (Apocalipse 11).
8. A perseguição contra Israel (Apocalipse 12).
9. O julgamento das Taças (Apocalipses 16).
10. A destruição do falso sistema religioso (Apocalipse 17 e 18).
11. Os acontecimentos da campanha do Armagedom (Apocalipses 16.16; 19.17-21).
12. A proclamação do Evangelho do Reino (Mateus 24.14).
13. As Profecias ligadas á Segunda Vinda, com o retorno do Senhor (Mateus 24.29,30).
14. A ressurreição dos santos do Antigo Testamento e da Tribulação (João 6.39,40; Apocalipse 20.4).
15. A destruição da Besta e de todos os seus exércitos, do falso profeta e de seus seguidores na adoração da besta (Apocalipse 19.11-21).
16. O julgamento das nações (Mateus 25.31-46).
17. O reagrupamento de Israel (Ezequiel 37.1-14).
18. O julgamento de Israel (Ezequiel 20.33-38).
19. A reintegração de Israel em sua terra (Amós 9.15).
20. A prisão de satanás (Apocalipse 20.2,3).
21. Os acontecimentos da Era Milenar com a revolta de satanás no final (Apocalipse 20.4-10).
22. O Juízo do Grande Trono Branco - Juízo Final (Apocalipse 20.11-15).
23. A purificação da terra (2 Pedro 3.10-13).
É importante que o leitor estude esses assuntos separadamente, observe ainda que o Arrebatamento não está incluído neste período chamado o dia do Senhor, portanto esse tempo não diz respeito á Igreja.
IV- O DIA DE CRISTO, EXPRESSÃO ENCONTRADA NO NOVO TESTAMENTO:
O termo intimamente ligado, mas quem trazido confusão á alguns, recorremos novamente á Scofield que diz:''A expressão ''dia de Cristo'' ocorre nos seguintes trechos (1 Coríntios 1.8; 5.5; 2 Coríntios 1.14; Filipenses 1.6,10; 2.16). Algumas versões apresentam ''dia de Cristo'', 2 Tessalonicenses 2.2, incorretamente, para o ''dia do Senhor'' (Isaías 2.12; Apocalipse 19.11-20). O ''dia de Cristo'' está relacionado á recompensa e á benção dos santos na Sua Vinda, enquanto o ''dia do Senhor'' está ligado ao julgamento''.
Sobre este assunto ainda temos o comentário de Scroggie:
''Parece que esse acontecimento, referido frequentemente como o ''dia de Cristo'', deve ser diferenciado do ''dia do Senhor'' de 1 Tessalonicenses 5.2 e de 2 Tessalonicenses 2.2. A última expressão vem do Antigo Testamento e está relacionada ao reino universal de Cristo; mas a expressão anterior é encontrada apenas no Novo Testamento e está relacionada ao Seu advento para a Igreja''.
Isso nos indica que podemos ter em mente dois projetos separados, quando essas expressões são usadas, embora não se tenham em mente dois períodos distintos de tempo. Não podemos designar o mesmo acontecimento.
O dia de Cristo só pode ser usado em conexão com a expectativa da Igreja, sua transladação, sua glorificação e seu exame para receber galardões.
A palavra dia usada nas Escrituras não é necessariamente uma expressão de tempo, mas pode ser usada para definir uma relação aos acontecimentos que se encaixam em determinado período.
A palavra foi usada por Paulo em 2 Coríntios 6.2 para referir-se ao ''dia da salvação''. Alguns, não percebendo esse aspecto, acham que, pelo fato de as Escrituras mencionarem o ''dia do Senhor'' e o ''dia de Cristo'', esses ''dois dias'' devem chegar em períodos diferentes, o ''dia de Cristo''referindo-se ao período da Grande Tribulação e o ''dia do Senhor'' referindo-se á Segunda Vinda.
Assim, dois projetos diferentes estão em alvo nesses dois dias, mas podendo se encaixar num mesmo período de tempo. Podendo ter o mesmo início, apesar de serem diferentes.
Ao citar em 1 Coríntios 1.8 ao usar a expressão ''o dia do Senhor Jesus Cristo'', seja para mostrar que Ele está relacionado com os dois dias, pois uma vez Ele é ao mesmo tempo ''SENHOR E CRISTO'' (Atos 2.36).
FONTE: MANUAL DE ESCATOLOGIA.
AUTOR: JOHN DWIGHT PENTECOST.
EDITORA: VIDA.