ALIANÇA ABRAÂMICA - I
A ALIANÇA ABRAÂMICA
Essa é a primeira das grandes quatro Alianças determinativas que foram feitas por Deus com a nação de Israel. Essa Aliança deve ser considerada a base de todo o plano de alianças.
Há ricos detalhes nas Escrituras em relação á Aliança que Deus fez com Abraão, e sua aplicação é vista de várias maneiras. A Aliança Abraâmica tem importantes implicações para as doutrinas soteriológicas, Paulo escreveu aos gálatas que os crentes tomam posse das bênçãos prometidas a Abraão. Ele usa o mesmo argumento em Romanos, baseando-se na mesma promessa.
Após a Queda do Homem, imediatamente Deus revelou Seu propósito de providenciar a Salvação aos pecadores. Tal Plano foi sendo desdobrado gradativamente por Deus para o Homem. A promessa a Abraão representa um passo progressivo nessa relação.
''Nele, o Propósito Divino tornar-se mais especifico, detalhado, focalizado, definitivo. Especifico por distingui-lo e separá-lo de outros membros da raça; detalhado por indicar mais particularidades conectadas ao propósito da salvação; focalizado por trazer ao Messias vir mais diretamente em sua linhagem, ser sua ''semente'', definitivo por entrar numa aliança com ele, como o seu Deus, e certo em confirmar seu relacionamento de aliança com juramento.''
Essa Aliança também tem importantes implicações na Doutrina da Ressurreição. Sua promessa é a base da refutação do Senhor Jesus Cristo contra os saduceus no assunto da Ressurreição, quando estes recusaram a possibilidade da Ressurreição, Jesus lhes disse que ela não era apenas possível como também necessária. Desde que Deus se revelou como Deus de Abraão, Deus de Isaque e o Deus de Jacó (Êxodo 3.15), com quem estabeleceu um relacionamento de Aliança, e como eles morreram sem receber o cumprimento de suas promessas (Hebreus 11.3), uma vez que as alianças não podem ser quebradas, é necessário que Deus os ressuscite para que Sua Palavra seja cumprida a eles.
Diante de Agripa (Atos 26.6-8), Paulo une a ''promessa aos pais'' com a ressurreição dos mortos quando defendia a Doutrina. Assim, a ressurreição física foi provada pelo Senhor e por Paulo tendo como base na necessidade imposta a Deus de cumprir Sua Aliança, ainda que isso requeira a ressurreição física. A própria Ressurreição do Crente está unida á questão do tipo de Aliança firmada com Abraão.
Essa Aliança ainda tem maior importância para a Escatologia, com seus aspectos eternos que dão a garantia da permanência de Israel como nação, a posse perpétua da terra prometida, as certezas das bênçãos espirituais e materiais através de Cristo, garantindo aos gentios partes dessas bênçãos, determinando todo o Plano Escatológico da Palavra de Deus.
As alianças posteriores que iremos estudar, nascem da Aliança Abraâmica. As áreas essenciais dessa Aliança; a terra, a semente e a benção, são ampliadas subsequentes firmadas com Israel.
Lincoln mostrou-nos a comparação:
''Os relacionamentos de alianças eternas e misericórdias feitas entre Deus e Israel podem ser graficamente demonstradas da seguinte maneira:
(A aliança geral e básica com Abraão) (As outras alianças)
1. A promessa de uma terra nacional. 1. A aliança palestina deu a Israel a garantia Gn 12.1 particular da restauração permanente e Gn 13.14,15,17 definitiva á terra.
Dt 30.3-5
Ez 20.33-37, 42-44.
2. A promessa da redenção nacional e universal. 2. Uma nova aliança está particularmente Gn 12.3 relacionada á benção espiritual e á redenção de Gn 22.18 Israel.
Gl 3.8 Jr 31.31-40
Hb 8.6-13 etc.
3. A promessa de numerosas descendentes que 3. A aliança davídica está relacionada a formariam uma grande nação. promessa de dinastia, nação e trono
Gn 12.2 2 Sm 7.11,13,16.
Gn 13.16. Jr 33.20,21.
Gn 17.2-6 etc. Jr 31.35-37 etc.
.
Assim, dessa forma podemos dizer que as promessas da terra da Aliança Abraâmica são desenvolvidas na Aliança Palestina, as promessas de semente são desenvolvidas na Aliança Davídica e as promessas de bênção são desenvolvidas na Nova Aliança.
Portanto, a Aliança Abraâmica determina todo o futuro Plano para a nação de Israel e um fator de vulto na Escatologia Bíblica.
Continuaremos tratando mais sobre essa Aliança.
FONTE: Manual de Escatologia.
AUTOR: John Dwight Pentecost
EDITORA: Vida.
Comentários
Postar um comentário