ALIANÇA ABRAÂMICA - VI

 A ALIANÇA ABRAÂMICA NA ESCATOLOGIA



Depois que verificamos que essa Aliança é incondicional feita com Israel, que consequentemente não pode ser cumprida nem abolida por nenhum outro povo além da nação de Israel, os judeus tem promessas em relação á terra e á descendência que determinam o plano de Deus. Terra e descendência, juntamente com a palavra bênção, são termos que resumem os aspectos essenciais da parte escatológica da aliança. Quando fazemos um exame da promessa de Deus feita a Abraão mostrará essa dupla ênfase da promessa.

Darei á tua descendência esta terra (Gênesis 12.7).

Porque tosas essa terra que vês, eu ta darei, a ti e a á tua descendência, para sempre. Farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que, se alguém puder contar o pó da terra, então se contará também a sua descendência (Gênesis 13.15,16).

Naquele mesmo dia fez o Senhor aliança com Abraão, dizendo: Á tua descendência dei esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio Eufrates (Gênesis 15.18).

Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência no decurso de suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu Deus e da tua descendência. Dar-te-ei á tua descendência a terra das tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em possessão perpétua, e serei o seu Deus (Gênesis 17.7,8).

Chegamos a conclusão que essa promessa inclui os aspectos que estão relacionados a descendência física de Abraão e ainda os aspectos relacionados á terra que é concedida a essa descendência. Precisamos analisar o raio de ação da descendência e da terra para entendemos como essa promessa se aplica no futuro.

Ryrie faz esboço das implicações da Aliança:

''Todos concordam em que a aliança abraâmica é uma das principais alianças na Palavra de Deus. As perguntas mais importantes em relação ao pré-milenarismo são duas: 1) A aliança abraâmica promete a existência permanente de Israel como nação? Se promete, então a igreja não está cumprindo as promessas de Israel, mas, antes Israel, como nação, ainda tem uma perspectiva futura. 2) A aliança abraâmica promete a Israel a posse permanente da terra prometida? Em caso positivo, então Israel deverá tomar pose da terra, pois nunca a possuiu completamente em sua história.

No próximo artigo abordaremos com respeito a descendência de Abraão.


FONTE: Manual de Escatologia.
AUTOR: J. D. Pentecost.
EDITORA: Vida.


Comentários

Postagens mais visitadas