A RELAÇÃO ENTRE O ESPÍRITO SANTO E A TRIBULAÇÃO - PARTE II

 

A SALVAÇÃO NO PERÍODO TRIBULACIONAL - PARTE 2

INTRODUÇÃO:

Em nosso artigo anterior começamos a discorrer sobre o processo salvífico durante o período tribulacional. Pegamos como base a natureza salvífica no Antigo Testamento, que estava relacionada com o indivíduo judeu crente, como também a salvação nacional de Israel. E todas as promessas de salvação no Antigo Testamento engloba esses dois aspectos. Promessas que foram reiteradas por Jesus.

Neste artigo entraremos nos tópicos correspondentes a promessa da salvação cumprida, e a base da salvação na tribulação.

I-  O CUMPRIMENTO DA SALVAÇÃO PROMETIDA: 

O Livro de Apocalipse destaca, e isso com um registro impressionante, sobre o cumprimento da salvação individual como está prometida no Antigo Testamento. O texto que nos trás essa revelação é o capítulo 7.

Podemos ver sobre os israelitas individuais sendo cumpridas nos primeiros oitos versículos do capítulo 7. Onde são dedicados a uma descrição de 144 mil servos selados por Deus. Aqui, as circunstâncias de sua salvação são apenas sugeridas. Uma vez que eles têm o selo de Deus, leva-nos crer em sua salvação, já que o selo é uma designação de posse. E ainda, sua salvação é insinuada porque eles são chamados também de servos de Deus. Isso só poderia ser aplicado a indivíduos salvos.

Quando olhamos para o capítulo 14 de Apocalipse, esses 144 mil são chamados especificamente de redimidos dentre os homens (v.4), sendo primícias para Deus. Estando associados ás quatro criaturas viventes e aos 24 anciãos na adoração de Deus, são garantia de sua salvação. A promessa da salvação individual é cumprida nos 144 mil, mesmo sendo uma pequena parte dos israelitas salvos durante todo o período tribulacional.

Podemos ver também a promessa da salvação aos gentios no capítulo 7 de Apocalipse. Nos versículos de 9 ao 17 é mencionado uma multidão, cujo o número não se pode calcular que experimentarão a salvação. Estes lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro. Garantido assim, sua salvação.

E o terceiro aspecto dentro do cumprimento da salvação prometida, é a salvação nacional de Israel. A base é encontrada em Apocalipse 19.6-20.6 onde um segundo quadro do cumprimento da salvação prometida no Antigo Testamento é apresentado em Apocalipse. Aqui, o Senhor retornará como o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Os poderes gentílicos são destruídos e seus lideres sendo lançados na lago de fogo, e o próprio satanás será preso. Neste tempo, onde o reino prometido, no qual todas as promessas e alianças serão cumpridas, será inaugurado pela presença pessoal e pelo governo do Rei. Dessa forma João retrata o cumprimento da salvação nacional de Israel.

II- A BASE DA SALVAÇÃO NA GRANDE TRIBULAÇÃO:

Devemos fazer certas observações ao consideramos a base ou método da salvação após o arrebatamento da Igreja, isso é, no período da grande tribulação.

Em primeiro lugar, a salvação na grande tribulação será baseada no princípio da fé. Em Hebreus 11.1-40 está claro que o único indivíduo que é aceito por Deus, é o indivíduo que crer em Deus. O princípio do v.6, sem fé é impossível agradar a Deus, não está limitado aos dias atuais, mas é válido para todas as épocas. Como foi a fé de Abraão, usada como exemplo do método de abordagem de Deus (Romanos 4.2) e será o mesmo método de abordagem na grande tribulação.

Em segundo lugar, os salvos durante a grande tribulação, pelas descrições fica claro que estes serão salvos pelo sangue do Cordeiro. Quando se trata dos judeus salvos, estes são os redimidos dentre os homens, como vimos em Apocalipse 14.4. Veja, Israel jamais conheceu uma redenção que não fosse baseada em sangue. O mesmo será com os gentios salvos no período tribulacional quando os mesmos lavarão suas vestiduras e alvejarão no sangue do Cordeiro (Apocalipse 7.14).

Ao tratar sobre o sangue, temos uma meticulosa abordagem de Bullinger, um especialista em grego que diz:
''Não ''com sangue''; nada sob a lei jamais foi lavado ''com sangue'', não pode ser alvejado ao ser ''lavado'' com sangue. É por um significado literal forçado da proposição [...] (en) que se chegou a essa falsa idéia. A preposição constantemente significa pelo ou por meio de e é traduzida ''pelo'' 142 vezes e ''por meio de'' 37 vezes (V. Mt 9.34; 5.34,35; Gl 3.11; 2 Tm 2.10). Nesse mesmo livro (v.9) ela é traduzida por ''pelo''. Então aqui em 1.5 esse deve ser o significado.''

Em Apocalipse 12 o remanescente de Israel é visto como sendo atacado por satanás, esse é o significado da mulher, como vimos em estudos anteriores. O remanescente fiel é mencionado no versículo 10 como nossos irmãos. A vitória deles nos é revelado no versículo 11, quando o sangue do Cordeiro é apontado como a base de sua vitória. Vemos portanto, mais uma vez que os crentes salvos e libertos na grande tribulação, são salvos pelo sangue do Cordeiro.

Outro fato visto em Apocalipse 12, é a razão da grande perseguição contra o remanescente é que eles têm o testemunho de Jesus (v.17). Isso nos diz sobre a mensagem que o remanescente pregará naquele período após o rapto da Igreja aos céus. E será por causa desta mensagem que satanás ficará furioso. O sangue será a mensagem pregada na grande tribulação.

Em terceiro lugar, a salvação na grande tribulação será pelo ministério do Espírito Santo. Já identificamos o Espírito Santo como o detentor de 2 Tessalonicenses 2.7. Os oponentes desta posição, dizem que o Espírito Santo cessará sua operação no mundo na Tribulação, uma vez que não estará mais no morando no Corpo de Cristo como Seu templo. Precisamos compreender:

1. O Espírito Santo não assumiu um ministério de habitação em todos os crentes no Antigo Testamento, mas o Senhor, referindo-se alguém sob essa dispensação, mostra claramente que a salvação era pela operação do Espírito Santo (João 3.5,6).
2. Mesmo sem o ministério de habitação do Espírito Santo, os santos do Antigo Testamento foram salvos pelo Espírito Santo, apesar Dele não habitar tais crentes como um templo.
3. Assim, no período tribulacional, o Espírito Santo, que é onipresente, fará o mesmo trabalho de regeneração que fazia quando Deus lidava anteriormente com Israel, mas sem um ministério de habitação.
4. A atual habitação está relacionada á capacitação, á união de crente com crente por causa da sua relação com o templo de Deus, mas a habitação é totalmente diferente do trabalho do Espírito Santo na regeneração.
5. Logo, devemos reconhecer claramente que, apesar do Espírito Santo não habitar nos salvos da tribulação, Ele ainda pode operar na regeneração deles.
6. Joel 2.28-32 relaciona a salvação de Israel ao ministério do Espírito Santo antes da Segunda Vinda.

O comentário de Walvoord de João 3 diz:

''O diálogo de Cristo com Nicodemos (Jo 3.1-21) pode ser entendido como uma confirmação de que haverá salvação durante a tribulação, e que ela será obra do Espírito Santo.''

Sobre isso, Kelly acrescentou:
''Quero, então, afirmar explicitamente minha própria convicção [...] de que a salvação de todos os salvos em todas as épocas depende da obra de Cristo , e o Espírito é o único aplicador eficaz dessa obra em qualquer alma.''

Por isso podemos afirmar com confiança que a salvação oferecida pelo sangue do Cordeiro e recebida pela fé será efetivada mediante a obra do Espírito Santo, durante a grande tribulação.

No próximo tópico falaremos sobre a relação desse evangelho com o evangelho do reino e os resultados da salvação, encerrando esse tema da relação do Espírito Santo e a grande tribulação.

FONTE: Manual de Escatologia.
AUTOR: John Dwight Pentecost
EDITORA: Vida


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