A SEGUNDA VINDA DE CRISTO - PARTE X
OS JULGAMENTOS DA SEGUNDA VINDA
INTRODUÇÃO:
A nossa série escatológica trazendo a doutrina da Segunda Vinda começa caminhando para sua conclusão. A partir desse artigo traremos o tema relacionado com os julgamentos relacionados á Segunda Vinda. Lembrando que a Segunda Vinda é o retorno de Cristo á terra para reinar sobre ela no período de mil anos, após o período de sete anos de Tribulação, com a Igreja que fora arrebatada antes da Tribulação começar.
Anteriormente estávamos estudando as Ressurreições que acontecerão na Segunda Vinda, os santos do Antigo Testamento que ressuscitarão para receber o Reino, e os mártires da Grande Tribulação que também ressuscitarão para reinar com Cristo.
I- O JULGAMENTO PREVISTO NAS ESCRITURAS:
As Escrituras preveêm um julgamento vindouro de Deus sobre todos os homens (Salmos 96.13; Atos 17.31).
Esse assunto é extenso na Palavra de Deus, e os julgamentos são:
1. O julgamento dos pecados do crente na Cruz (João 5.24; Romanos 5.9; 8.1; 2 Coríntios 5.21; Gálatas 3.13; Hebreus 9.26-28; 10.10,14-17).
2) O julgamento do crente pela disciplina (1 Coríntios 11.31,32; Hebreus 12.5-11).
3) O autojulgamento do crente (1 João 1.9; 1 Coríntios 11.31; Salmos 32; 51).
4) O julgamento das obras do crente no Tribunal de Cristo (Romanos 14.10; 1 Coríntios 3.11-15; 4.5; 2 Coríntios 5.10).
5) O julgamento da nação de Israel (Ezequiel 20.37,38; Zacarias 13.8,9).
6) O julgamento das nações (Mateus 25.31-46; Isaías 34.1,2; Joel 3.11-16).
7) O julgamento dos anjos caídos (Judas 6; 2 Pedro 2.4).
8) O julgamento do Grande Trono Branco (Apocalipse 20.11-15).
Os quatro últimos julgamentos têm implicações escatológicas, e são estes que estaremos analisando. Já vimos o julgamento do Tribunal de Cristo na seção das Profecias Relacionadas á Igreja (https://prwagneroleiro.blogspot.com/2015/10/o-tribunal-de-cristo.html).
Os demais quatro julgamentos serão vistos a partir de agora.
II- O JULGAMENTO DE ISRAEL:
Logo em seguida ao retorno de Cristo á terra no final da Tribulação, haverá uma série de julgamentos antes de ser instalado o reino milenar na Terra. E as Escrituras nos ensinam que esse futuro plano dos julgamentos iniciará sobre a nação de Israel. Aos judeus foi prometido através das alianças, um reino em que o Messias, filho de Davi, reinaria. Antes que esse reino seja instituído no retorno pessoal de Cristo á terra, a nação de Israel será julgada para determinar quem dos judeus entrarão nesse reino, uma vez que as Escrituras nos afirmam que ''nem todos os de Israel são, de fato, israelitas'' (Romanos 9.6).
Esse julgamento ocorrerá assim que o Senhor destruir os exércitos da Besta no Armagedom. Uma cronologia dos acontecimentos foi profetizada pelo Senhor em Mateus 24 e 25. Já vimos essa cronologia anteriormente, mas iremos resumi-la:
1) O período da Grande Tribulação (Mateus 24.4-26).
2) A Segunda Vinda do Messias á terra (Mateus 24.27-30).
3) O ajuntamento de Israel (Mateus 24.31).
4) O julgamento de Israel (Mateus 25.1-30).
5) O julgamento das nações (Mateus 25.31-46).
6) E o Reino Milenar.
Essa cronologia foi cuidadosamente planejada, o julgamento da nação de Israel ocorrerá após á Segunda Vinda de Cristo á terra com o ajuntamento de Israel como nação.
Esse julgamento acontecerá na terra, uma vez que Israel é um povo terreno (Zacarias 14.4). Esse julgamento não pode ser espiritualizado para tentar impor um julgamento das almas por ocasião da morte ou coisa do tipo. Já que o Senhor estará na terra, esse julgamento deverá acontecer na terra (Ezequiel 20.34-38).
Essa referência em Ezequiel, provavelmente, o julgamento acontecerá nas fronteiras da terra, da mesma forma quando o julgamento divino caiu sobre os israelitas em Cades-Barnéia quando os rebeldes foram impedidos de entrar em Canaã. Assim, será o julgamento da nação de Israel na esfera escatológica, que impedirá qualquer judeu rebelde de entrar no Reino naquele Dia.
Os julgados com base na passagem de Ezequiel, assim como em outras nas Escrituras que lidam com a restauração de Israel, indicam que serão os israelitas viventes, os quais serão reunidos para serem julgados. A passagem de Mateus 25.1-30 prevê um julgamento sobre a nação de Israel.
Já o Israel ressuscitado (os santos do Antigo Testamento) que ressuscitam na Segunda Vinda, deverá ser examinado para recompensas, porém os santos do Antigo Testamento não estará incluído nesse julgamento.
Esse julgamento separará os salvos dos incrédulos, e as obras serão trazidas a juízo: (Mateus 25.1-30; Ezequiel 20.37,38; Malaquias 3.2,3,5).
Nesse julgamento as ações individuais revelarão claramente a condição espiritual do coração, que separará os salvos dos incrédulos.
Haverá um resultado duplo desse julgamento:
1) Em primeiro lugar, os incrédulos são tirados da terra. ''... não entrarão na terra de Israel (Ezequiel 30.27); ''E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes'' (Mateus 25.30). Os incrédulos serão destruídos antes do Milênio começar.
2) Em segundo lugar, os salvos serão levados para a benção milenar.
... e vos sujeitarei a disciplina da aliança (Ezequiel 20.37).
Veja Romanos 11.26,27).
A nação de Israel será reunida na Segunda Vinda de Cristo, haverá separação dos salvos e incrédulos. Os incrédulos serão lançados fora, e os sobreviventes do Israel salvo será levado para o Milênio que será instituído para cumprir as alianças.
No próximo artigo dedicaremos ao julgamento das nações.
FONTE: Manual de Escatologia.
AUTOR: John Dwight Pentecost
EDITORA: Vida.
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