O MILÊNIO - PARTE XXVII

 AS DIFERENÇAS ENTRE OS SISTEMAS SACRIFICIAIS ARÔNICO E MILENAR


INTRODUÇÃO:

Há muitas diferenças básicas entre os dois sistemas sacrificiais, o importante não são as similaridades, mas as diferenças marcantes entre ambos. O Milenar é caracterizado pelas omissões de elementos da ordem Arônica tornando os dois sistemas distintos.

I- AS MUDANÇAS NA ORDEM MILENAR:

West trata dessas mudanças:

''Existem mudanças nas dimensões do templo de modo que ele não é o templo de Salomão, nem o de Zorababel, nem o de Herodes; mudanças nas medidas do pátio exterior, nos portões, nos muros, nos pisos e na localização do templo; ele está construído sobre um alto monte e até separado da cidade. Os lugares santos não possuem quase nada dos moveis que ficavam no tabernáculo de Moisés ou do templo de Salomão.''

É tão importante a mudança no Templo físico e também nos seus lugares que foi preciso Ezequiel descrever de forma detalhada a seu respeito.
Os levitas é uma das maiores mudanças que foi observada pelo profeta (40.46; 43.19; 44.15-31). É necessário notar, contudo, que os sacerdotes que servirão não serão selecionados de toda a linhagem levítica, já que essa foi deixada de lado devido sua apostasia, mas ela virá dos filhos de Zadoque. Os levitas terão seus ofícios limitados á guarda e á manutenção do Templo, serão excluídos do ministério sacerdotal, menos os filhos de Zadoque.

Grant fala a respeito disso:

''Zadoque ocupa um lugar proeminente na história de Israel, tendo sido sumo sacerdote nos reinados de Dai e Salomão. Ele permaneceu fiel a Davi durante a revolta de Salomão e, com Natã, o profeta, abraçou a causa de Salomão quando Adonias tentou conquistou o trono. Davi instruiu Zadoque a ungir o filho de Bete-Seba (1 Rs 1.26,32-45). Zadoque então se ergueu como representante dos sacerdócio em associação ao rei escolhido por Deus e ao reinado estabelecido por Ele na descendência de Davi - tipo de Cristo.''

É observável que Deus colocou de lado toda a linhagem Levítica por causa de sua apostasia e escolheu a linhagem de Zadoque de dentro da descendência de Levi, designando para o ministério sacerdotal no Reino Teocrático. Se for confirmado que as linhagens das tribos de Israel desapareceram e que não há nenhuma genealogia para comprovar a linhagem de Zadoque, precisamos ainda observar que o Deus que, em Sua soberana sabedoria, pode chamar doze mil de cada tribo de Israel (Apocalipse 7) também é Capaz de preservar e identificar tal linhagem.

II- ANULAÇÃO DOS PRINCIPAIS ELEMENTOS DO SISTEMA ARÔNICO NA ERA MILENAR:

Novamente é observado por West:

''Não existe a arca da aliança, nem pote de maná, nem a vara de Arão, nem as tábuas da lei, nem os querubins, nem propiciatório, nem candelabro de ouro, nem pão da proposição, nem véu, nem Santo dos Santos inacessível onde apenas o sumo sacerdote pode entrar, não existe nem mesmo sumo sacerdote para oferecer propiciação dos pecados ou para interceder pelo povo. Nada disso. Os levitas acabaram como ordem sagrada. O sacerdócio é confinado aos filhos de Zadoque e apenas para um propósito especial. Não há sacrifício da tarde. As medidas do altar de sacrifícios são diferentes do altar de Moisés, e as próprias ofertas quase não são nomeadas. A preparação para os cantores é diferente do que era antes. As prescrições morais, sociais e civis impostas com grande ênfase por Moisés estão todas ausentes.''

Mesmo com as cinco grandes ofertas existentes no sistema Arônico foram mencionadas no sistema Milenar, tais ofertas terão uma ênfase diferente. Não será restaurado completamente o sistema, a exemplo da Páscoa mencionada pelo profeta seja enfatizada, e a menção da Festa dos Tabernáculos (Ezequiel 45.25), mas não há nenhuma menção em referência á Festa de Pentecostes. Embora que partes do antigo sistema são vistas no novo sistema, mas o mesmo será marcado pela anulação e pela natureza incompleta de muito do que foi observado antes. O sistema Levítico funcionava centralizado em torno do Dia do Perdão, com aspersão do sangue da propiciação pelo sumo sacerdote sobre o propiciatório. Tornar-se significativo que todas as partes necessárias desse importante ritual - o sumo sacerdote, a arca e o propiciatório, até mesmo o próprio Dia - sejam omitidas do registro. A ausência do que era essencial no sistema Levítico não será testemunhado no sistema Teocrático. E nem tão pouco testemunhará algum tipo de reestabelecimento do Judaísmo.

III- OS ACRÉSCIMOS OBSERVADOS DO SISTEMA LEVÍTICO NO MILÊNIO:

Esses acréscimos devem ser observados conforme West os observa:

''A entrada da ''Glória'' no templo de Ezequiel para habitá-lo para sempre; o rio de água viva que flui, aumentando a partir do altar; os subúrbios, as belas árvores que produzem cura, a nova distribuição da terra de acordo com as doze tribos e as dimensões iguais de seus territórios, a reorganização das tribos, a porção do príncipe e o novo nome da cidade ''Jehovah- Shammah'' provam que o Novo Israel restaurado é um povo convertido, adorando a Deus ''em espírito e verdade''.''

Da mesma forma que a Antiga Ordem foi estabelecida por Deus na Antiga Dispensação, essa permanece inalterada e fixada com o propósito de que Israel seja confrontado com o quadro imutável da Santidade divina. A mudança na Ordem na Era Milenar revelará uma ordem completamente diferente.

A pessoa e o ministério do ''príncipe'' será uma das maiores mudanças observada no Milênio, que terá além de suas prerrogativas reais, ainda também terá as sacerdotais. Ezequiel descreveu quem será o rei-sacerdote no cargo de sumo sacerdote. Citamos Grant novamente:

''... nós temos ''o príncipe'', que possui uma posição excepcional e altamente favorável. O seu privilegio é ocupar o portão oriental por onde entra a glória de Jeová. A eles são entregues as ofertas do povo, e por meio dele elas são administradas para fazer provisão do ritual do sacrifício.
Não parece que o povo traga o seu sacrifício, mas que o príncipe é quem dá tudo para o ritual prescrito, incluindo o holocausto diário (45.17). Diz-se que o povo vem adorar apenas nas horas em que o príncipe faz suas ofertas, mas o ato de oferecer é dele, com os sacerdotes e levitas agindo em suas respectivas posições. Ele desempenha então um papel representativo a favor do povo na questão de ofertas especificas, embora em todas essas se possa considerar que o povo tenha a sua parte, já que, num primeiro instante, eles apresentam suas ofertas ao príncipe (45.13-17) e se reúnem a ele em adoração quando ele as oferece. Parece também que ele ocupará uma posição de representante de Deus perante o povo, visto que tem o privilégio de comungar com Jeová no portão oriental.''

Com respeito a pessoa e a função desse príncipe, Grant ainda escreve:

''Essa importante personagem, o príncipe, é aparentemente um israelita, não o próprio Cristo; seus filhos são mencionados (46.16) e ele oferece ofertas pelo pecado por si mesmo (45.22). Parece que ele ocupa uma posição representativa, contudo não a mesma que o sumo sacerdote, de quem Ezequiel não fala, nem do rei como conhecido anteriormente em Israel. A ele não são dados privilégios e poderes de qualquer dos dois. Ele parece ocupar um lugar intermediário entre o povo e o sacerdócio, já que se encontra entre o primeiro durante suas ocasiões de adoração (46.10), não entre os sacerdotes, e não tem o privilégio no pátio interno; todavia, ele se aproxima mais do que o próprio povo, visto que pode adorar no portão oriental que dá para o pátio interno, enquanto o povo adora no pátio exterior, reunido na entrada desse portão (46.2). Mas é responsável por suprir as diversas ofertas nas festas, nas luas novas, nos sábados e em todas as solenidades da casa de Israel, e consequentemente é o portador e o receptor do que o povo oferece nessas ocasiões; dessa forma, o sacerdócio também o procuraria para a provisão necessária á continuidade da adoração nacional (45.13-22). Além disso, ele recebe sua porção especial na terra e tem ordem de não tomar para si nenhuma porção do território do povo...''

Nos parece óbvio que essa pessoa, terá um ministério tão importante, será excepcional na Era Milenar. O mesmo não tem nenhum correspondente na Ordem Levítica, assim teremos uma grande mudança na Era Futura.
Falamos com probabilidade que esse personagem exercerá como representante do Ministério de Cristo como rei-sacerdote da Ordem de Melquisedeque, provavelmente seja Davi ressuscitado dentre os mortos, como sugerimos nos artigos anteriores.

O Sistema que será inaugurado na Era Milenar será uma Nova Ordem que substituíra á Ordem Levítica, pois existe um vasto número de mudanças, anulações e adições á Antiga Ordem para que a afirmação de que, interpretada literalmente seja sustentada. Ezequiel ensina reinstituição da Ordem Levítica. Todo o conceito da Nova Aliança em Jeremias 31 trás o vislumbre de uma Ordem totalmente nova depois que a Antiga Ordem passa.

Próximo artigo iremos tratar sobre o Propósito de tais sacrifícios na Era Milenar.

FONTE: Manual de Escatologia.
AUTOR: J. D. Pentecost.
EDITORA: Vida

Comentários

Postagens mais visitadas