A SEGUNDA VINDA DE CRISTO - INTRODUÇÃO
A HISTÓRIA DA DOUTRINA DO SEGUNDO ADVENTO
INTRODUÇÃO:
A nossa série escatológica ou a categoria escatologia a partir deste artigo irá desenvolver o ensino bíblico do Segundo Advento (Vinda) de Cristo. É necessário lembrar que quando falamos sobre a Segunda Vinda, estamos falando sobre a vinda de nosso Senhor Jesus sobre a terra para reinar, e não sobre o arrebatamento, que é o encontro da Igreja com Cristo nos ares (1 Tessalonicenses 4.13-18; 1 Coríntios 15.50-52). A Segunda Vinda é aquilo que toda Escritura almeja, e para o que toda história aponta. Por ocasião, serão cumpridos todos os propósitos pelos quais Seu Filho veio ao mundo. Quando a redenção terá sido realizada e a soberania terá sido manifestada na terra. Muitas profecias estão relacionadas com essa Vinda e aos seus acontecimentos a ela decorrentes.
Há várias escolas de interpretação bíblica quanto á questão da doutrina do quiliasmo. Essa questão foi por muito tempo considerada sem importância no campo dos estudos das Escrituras e da interpretação das Escrituras, passando a ser encarada como uma das principais doutrinas dado o seu efeito determinante em todo o domínio da teologia.
O termo quiliasmo, vem a partir do grego [...] [chilioi] - com o significado de mil - refere-se em sentido geral á doutrina da era milenar ou do reino que há de ser e, como citado na Enciclopédia britânica (14. ed., sv), é a crença de que Cristo retornará para reinar por mil anos... A característica dessa doutrina é que Ele retornará antes dos mil anos e consequentemente caracterizará esses anos por Sua presença e pelo exercício de Sua justa autoridade, assegurando e sustentando na terra todas as bênçãos destinadas para esse período. O termo quiliasmo tem sido substituído pela designação pré-milenarismo; e [...] há implícito entre a primeira e a segunda ressurreição da humanidade [...] Nesses mil anos [...] todas as alianças com Israel serão cumpridas [...] Toda a expectativa do Antigo Testamento está em jogo, com seu reino terreno, a glória de Israel e a promessa do Messias sentado no trono de Davi em Jerusalém.
I- OS CONCEITOS SOBRE A SEGUNDA VINDA:
Quatro principais opiniões sobre o Segundo Advento surgiu no decorrer da história:
1) A posição não-literal ou espiritualizada. Essa opinião nega que haverá um retorno literal, corporal e pessoal de Cristo á terra. Essa posição foi resumida por Walvoord:
''Uma opinião moderna comum sobre o retorno do Senhor é a chamada posição espiritual que identifica o retorno de Cristo como um perpétuo progresso de Cristo na igreja, incluindo muitos acontecimentos específicos. William Newton Clarke, por exemplo, defendia que as promessas da segunda vinda são cumpridas pela ''Segunda presença espiritual com o Seu povo'', o que é introduzido pela vinda do Espírito Santo no Pentecostes, acompanhado pela destruição de Jerusalém e, finalmente, cumprido pelo contínuo avanço espiritual na igreja. Em outras palavras, não se trata de um acontecimento, mas de todos os acontecimentos da era cristã que constituem a obra de Cristo. [Esse aspecto] [...] é defendido por muitas liberais de nossos dias.''
Tal posição vê a Segunda Vinda cumprida na destruição de Jerusalém, ou no dia de Pentecostes, ou na morte do crente, ou na conversão do indivíduo, ou em qualquer transição na história ou experiência individual. A controvérsia é se haverá um segundo advento literal. Não se faz necessário dizer que essa opinião se baseia na descrença da Palavra de Deus ou no método espiritualizante de interpretação.
2) A posição pós-milenarista. Já essa posição que é popular entre os aliancistas do período pós-Reforma, Walvoord comenta:
''... que, através da pregação do evangelho, todo o mundo será cristianizado e submetido ao evangelho antes do retorno de Cristo. O nome deriva do fato de que nessa teoria Cristo retorna depois do milênio (logo, pós-milênio).''
Os defensores dessa visão, defendem uma Segunda Vinda literal e acreditam num milênio literal, que geralmente seguindo o ensino do Antigo Testamento quanto á natureza desse reino. Essa controvérsia é a respeito de questões como quem irá instituir o milênio, a relação de Cristo com o milênio e a hora da vinda de Cristo em relação a esse milênio.
3) A posição amilenarista. Ela defende que não haverá um milênio literal na terra após a Segunda Vinda. As profecias a respeito do Reino são cumpridas espiritualmente pela Igreja entre os dois Adventos. O que foi declarado sobre tal opinião:
''Seu caráter mais geral é a negação do reinado literal de Cristo na terra.
Imagina-se que Satanás tenha sido preso na primeira vinda de Cristo. A presente era, entre o primeiro e segundo avento, é o cumprimento do milênio. Seus seguidores diferem entre o cumprimento do milênio na terra (Agostinho) ou o cumprimento pelos santos nos céus (Warfield). Pode-se resumir isso na idéia de que não haverá mais milênio do que há agora, e que o estado eterno se segue imediatamente á segunda vinda de Cristo.
Essa teoria assemelha-se ao pós-milenarismo quando afirma que Cristo virá depois do que eles consideram ser o milênio.''
Essa controvérsia é quanto á questão de um milênio literal para Israel ou quanto ao fato de promessas sobre o milênio estarem ou não sendo cumpridos agora na Igreja, seja na terra, seja no céu.
4) A posição pré-milenarista. Ela defende que Cristo retornará ao mundo, literal e corporalmente, antes de começar a era milenar; e, por Sua presença, será instituído um reino sobre o qual Ele reinará. Nesse reino todas as alianças de Israel serão literalmente cumpridas. O reino continuará por mil anos e, depois disso, o Filho dará o reino ao Pai e se fundirá com o Seu reino eterno. A questão principal sobre essa visão é se as Escrituras estão se cumprindo de forma literal ou simbólica. Na verdade essa é a parte essencial de toda a questão. O zeloso amilenarista Allis, admite: ''... As profecias do Antigo Testamento, se interpretada literalmente, não podem ser consideradas cumpridas ou possíveis de ser cumpridas na presente era''. Não exageramos dizer que tais questões que dividem essas quatro posições só poderão ser resolvidas se forem definido o problema do método de interpretação empregado.
No próximo artigo discutiremos a questão da doutrina da Segunda Vinda na Igreja Primitiva.
FONTE: Manual de Escatologia.
AUTOR: J.D. Pentecost.
EDITORA: Vida
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