INTRODUÇÃO AO PRÉ-TRIBULACIONISMO
O PRÉ-TRIBULACIONISMO:
Por essa teoria, entendemos que a Igreja, o Corpo de Cristo, em seu todo, seja por ressurreição e por transferência, será retirada da terra antes de começar qualquer parte da Septuagésima Semana de Daniel.
AS BASES FUNDAMENTALIS DA POSIÇÃO DO PRÉ-TRIBULACIONISMO:
Todo pré-tribulacionista descansa essencialmente na premissa maior, o método literal de interpretação das Escrituras.
O pré-tribulacionismo ainda acredita na interpretação dispensacionalista das Escrituras. Como também crer que a Igreja e Israel são dois grupos distintos para os quais Deus tem planos específicos e distintos.
A Igreja é um mistério que não foi revelado no Antigo Testamento, essa Era de Mistério Presente foi inserido no Plano de Deus para com Israel por causa da rejeição ao Messias na Sua Primeira Vinda.
O Plano do Mistério deve ser completado antes que Deus possa retomar Seu Plano com Israel e completá-lo.
O MÉTODO LITERAL DE INTERPRETAÇÃO:
Um dos amilenarista disse sobre o assunto:
''A questão da interpretação literal versus a interpretação figurada deve, portanto, ser encarada desde o princípio''.
O mesmo admite que, se o método literal de interpretação das Escrituras for o certo, a interpretação pré-tribulacionista é correta.
Assim podemos ver que a doutrina da Volta pré-tribulacionista de Cristo para instituir um reino literal resulta de métodos de interpretação literal das promessas e das Profecias do Antigo Testamento.
Sendo assim, esse mesmo método básico de interpretação, portanto, deva ser empregado na interpretação do Arrebatamento. Pois seria ilógico construir um sistema pré-milenarista sobre um método literal e depois o deixasse de lado no tratamento das questões relacionadas.
Devemos entender facilmente que o método literal de interpretação exige um Arrebatamento pré-tribulacionista da Igreja.
Os pós-tribulacionistas devem interpretar o livro de Apocalipse pela história, o que é basicamente um método espiritualista, ou então tratá-lo como ainda futuro, mas eliminar, por meio da espiritualização, a literalidade dos acontecimentos na tentativa de harmonizá-los com outras passagens, tendo em mente a sua interpretação. Qualquer uma das explicações viola os princípios de interpretação literal.
Os meso-tribulacionistas aplicarão o método literal de interpretação á última metade da Septuagésima Semana, mas espiritualizarão os acontecimentos da primeira metade, para permitir que a Igreja passe por eles. Já falamos que isso não passa de incoerência básica.
Não podemos ter um método empregado para estabelecer o pré-milenarismo e outro para interpretar as promessas de Arrebatamento.
O método literal de interpretação, aplicado de maneira coerente, leva necessariamente a outra conclusão: a de que Igreja será arrebatada antes da Septuagésima Semana.
Se faz necessário dizer que esse método não leva o indivíduo a um ultradispensacionalismo, pois esse sistema não é produto do uso do literalismo maior, estando antes baseado em considerações exegéticas.
FONTE: MANUAL DE ESCATOLOGIA.
AUTOR: JOHN DWIGHT PENTECOST.
EDITORA: VIDA
Comentários
Postar um comentário