INTRODUÇÃO AO MESOTRIBULACIONISMO
POSIÇÃO ESCATOLÓGICA
Quanto á posição do mesotribulacionista sobre o Arrebatamento da Igreja já falamos, mas explicaremos melhor abaixo:
''De acordo com a interpretação mesotribulacionista, a Igreja será arrebatada no final da primeira metade da Tribulação. A Tribulação é aquela conhecida como a Septuagésima Semana de Daniel, e terá um tempo de 7 anos, divididos em dois tempos de três anos e meio cada. Diferente do Pós-Tribulacionismo que acredita que a Igreja passará por todo esse período de 7 anos, o Mesotribulacionismo acredita que a Mesma só passará nos primeiros três anos e meio.''
Para o mesotribulacionista a Igreja sofrerá os acontecimentos da primeira metade da Tribulação, tempo que foi denominado por Jesus em Mateus 24 como o Princípio de Dores, mas a Igreja seria arrebatada antes do início da segunda metade que é o período da manifestação da Ira de Deus.
O mesotribulacionismo acredita que a Igreja será trasladada com o soar da ''Última Trombeta'' e ascensão das ''Duas Testemunhas'' de Apocalipse 11.
O mesotribulacionismo se tornou uma via média entre as posições pós-tribulacionista e pré-tribulacionista. Concordam com o pré-tribulacionismo quando afirma que o arrebatamento da Igreja é um acontecimento distinto da Segunda Vinda, e que o detentor de 2 Tessalonicenses 2.6,7 é o Espírito Santo e que a Igreja tem promessas de libertação da Ira.
Já com o pós-tribulacionismo, o mesotribulacionismo tem em comum as crenças de que a Igreja tem promessa de tribulação aqui na terra e necessita de purificação, que as Escrituras não ensinam que a doutrina da iminência e que a Igreja é vista na terra depois de Apocalipse 4.1.
O FUNDAMENTO ESSENCIAL DO MESOTRIBULACIONISMO:
Vejamos abaixo alguns pontos essenciais do Mesotribulacionismo:
- Precisa negar ou pelo menos enfraquecer a interpretação dispensacional das Escrituras.
- Precisa negar a estrita distinção entre Israel e Igreja, pois a mesma situa a Igreja na primeira metade da Grande Tribulação, uma vez que esse período está determinado sobre o povo e a cidade de Daniel (Daniel 9.24-27).
- O mesotribulacionismo repousa numa composição de tribulação que divide o período em duas metades separadas e desconexas, de modo que a Igreja possa passar pela primeira metade, mesmo que não tenha parte na segunda metade.
- Precisa negar a doutrina da iminência, pois todos os sinais da primeira metade da semana aplicam-se á Igreja.
- Precisa negar o conceito da Igreja como mistério, para que a era da Igreja possa superpor-se ao plano divino para Israel.
- O mesotribulacionismo precisa depender, em parte do método espiritualizante de interpretação. Isso se evidencia sobretudo na sua exposição de passagens bíblicas que tratam da primeira metade do período tribulacional.
No entanto, estamos fazendo uma introdução sobre a teoria do arrebatamento Meso-tribulacionista, para que o leitor possa entender o que iremos discutir daqui pra frente em outros artigos.
FONTE: MANUAL DE ESCATOLOGIA.
AUTOR: JOHN DWIGHT PENTECOST.
EDITORA: VIDA.
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