O ENTENDIMENTO DO CONCEITO

A VINDA DO SENHOR


Alguns enxergam a Vinda de Jesus como apenas um processo de acontecimentos, não conseguem entender como um evento literal, já outros enxergam como um estado de morte, isto é, quando o cristão morre ele vai para ao encontro de Cristo. Porém, não é uma coisa e nem outra, porque a morte é a penalidade imposta devido ao pecado e a Vinda de Jesus é para a libertação do pecado e suas penalidades (Romanos 6.23; João 11.31; Tito 2.13).
Quando tratamos da morte, choramos, mas quando tratamos da Vinda do Senhor nos regozijamos (João 11.35; Filipenses 2.16). No primeiro caso, o corpo é semeado em corrupção; e no segundo será ressuscitado em incorrupção e glória (1 Coríntios 15.42,43; 1 Tessalonicenses 4.16,17). No primeiro caso, somos despidos e no segundo revestidos (2 Coríntios 5.4), no primeiro caso há tristeza pela separação de amigos e entes queridos, mas no segundo haverá alegria por poder se reunir com eles novamente (Ezequiel 24.16; 1 Tessalonicenses 4.16).
Na morte entramos no descanso e na Vinda seremos coroados (1 Tessalonicenses 4.13; Apocalipses 14.13).

A morte dentro do conceito é bíblico é tratada como:

  • A morte vem como nosso grande inimiga (1 Coríntios 15.26).
  • A morte é o rei dos terrores (Jó 18.14).
  • Satanás mantinha o poder da morte (Hebreus 2.14,15).
  • Na morte, partiremos para estar com Cristo (Filipenses 1.23).
  • Cristo e os apóstolos nunca exortaram os cristão que aguardassem a morte (1 Coríntios 15.51,52).
Em contrate temos a Vinda de Cristo dentro do conceito bíblico:

  • Cristo é o nosso Amigo (Provérbios 14.27).
  • Cristo é o Rei da glória (Salmos 24.7).
  • Cristo é o Príncipe da Vida (Atos 3.15).
  • Com a Vinda, Cristo virá ao nosso encontro (João 14.3).
  • Cristo e os apóstolos sempre exortavam os cristãos que aguardassem a Vinda (1 Coríntios 15.51,52).
Para alguns teólogos modernos a Vinda de Cristo ao mundo não será literal, mas realizada a partir de processos que sucederam e sucedem na História, por exemplo:

  • Ele veio no Pentecoste na presença do Espírito Santo.
  • Ele veio na Destruição de Jerusalém no ano 70 d.C, no julgamento daquela Cidade.
  • E agora na ocasião da morte das pessoas, como falamos acima.
Mas a Vinda de Cristo não pode ser identificada com a destruição de Jerusalém, conforme a interpretação de alguns, A destruição de Jerusalém como julgamento sob aquela nação não é mencionada na maioria das passagens onde a Segunda Vinda é referida, e estes são os motivos:

  • Na destruição de Jerusalém aqueles que ''dormiram em Jesus'' não foram ressuscitados.
  • Na destruição de Jerusalém os crentes vivos na época não foram arrebatados.
  • E anos depois deste acontecimento, vemos o apóstolo João aguardando a Volta do Senhor (Apocalipse 22.20).
  • Segundo os ensinos do próprio Senhor, dos apóstolos e dos profetas, um Reino de justiça e paz deve seguir-se imediatamente a Volta de Cristo. Isso não aconteceu na Destruição de Jerusalém no ano 70 d.C. e nem depois.
Quanto á Vinda de Cristo ter acontecido na Pessoa do Espírito Santo, defendida por alguns teólogos, podemos observar de suas formas:

  • Em certo sentindo, Cristo veio de forma real  na Pessoa do Espírito Santo (João 14-16), mas isso não é Vinda de Cristo referida nas passagens bíblicas que dizem que Ele voltará!
  • A Vinda é claramente estabelecida e distinta pelo testemunho conjunto dos profetas, dos anjos, dos apóstolos e do próprio Cristo (Atos 1.11).


O TEMPO DE DEUS:


Deus jamais se atrasa, conforme as Escrituras, se parece houver ''demora'' no retorno de Cristo, é que pode haver razões para isso, embora que 2.000 anos já se passaram da época em que isso foi prometido pelo nosso Senhor (João 14.3),

As Escrituras nos revelam que os cristãos primitivos aguardaram a Vinda do Senhor em seus dias e isso eles em vida, como foi o caso de Tessalônica e por longos períodos da História Cristãs, os santos tem aguardado a Vinda em suas épocas, embora eles tinham a consciência de que a eternidade estava nas mãos de Deus (2 Pedro 3.8,9).

Embora que aparentemente houvesse razões para que a Volta do Senhor acontecesse, o fato é que ainda esse Evento não ocorrer, entenderemos o porquê:

A) A Razão Divina:

Qual o motivo de Cristo não ter vindo ainda? Tal ''demora'' do ponto de vista bíblico não é inesperada, e há uma razão para isso.
Da mesma forma como a Primeira Vinda ocorreu após ser prevista por milhares de anos e séculos foram preparados para o cenário para isso, a Segunda Vinda segue-se depois de vários acontecimentos que foram previamente previsto (falaremos sobre isso em outro artigo). (Gálatas 4.4).

Podemos usar historicamente alguns acontecimentos que foram fundamentais para a Primeira Vinda:

  • Os gregos com sua língua pela qual o Novo Testamento foi escrito e uso desa língua comum facilitou a comunicação dos primeiros pregadores do Evangelho.
  • os romanos que com sua politica conseguiu ''estabelecer'' a paz no Oriente Médio, a PAX ROMANA, dando o fim os conflitos existentes por séculos. Os primeiros cristãos puderam viajar com segurança e sem contar o sistema de estradas realizado por esse império. E Cristo veio nesse tempo.
  • Os judeus com sua religião monoteísta, com o Pentateuco, o Templo, as sinagogas, as Profecias deram sua maior contribuição para os acontecimentos que anunciavam a Primeira Vinda, uma vez que Cristo é um judeu!
Assim também a Parousia que é o retorno de Cristo á terra ocorrerá depois de uma sincronia de tempo e de profecias cumpridas.

B) A Demora:

Do ponto de vista humano pode parecer que a Vinda do Senhor esteja demorada. Porém, em épocas passadas ocorreu a mesma coisa, o cumprimento das profecias se deram e se dão sempre por períodos de tempos históricos que aconteceram com suprema precisão, a fim de que as profecias se cumprissem em seus detalhes, o tempo mostrou e mostrará isso no futuro. Isso nos ajuda compreender o fato de Cristo ainda não ter vindo.
Outro fator da ''demora'' é a longanimidade de Deus conforme Pedro disse em 2 Pedro 3.8,9).

A NECESSIDADE DA PAROUSIA OU VINDA:


Não apenas a necessidade da Segunda Vinda como também ela era esperada pelos cristãos do Primeiro Século, ela aconteceria com poder e grande glória. Os profetas e os apóstolos disseram que a Vinda viria para implantar o Seu Reino na terra por mil anos (1 Coríntios 15.25). O conceito de Tribulação com período de 7 anos já era aceitável pelos primeiros cristãos.

Para os judeus traria aos judeus a solução de todos os seus problemas e o estabelecimento de um governo futuro sob o PACTO DAVÍDICO, a Segunda Vinda também dará o fim á guerra do ARMAGEDOM e á onda de destruição que estará aponto de aniquilar com a terra (veremos isso em outro artigo).

O retorno em glória dará fim aos tempos dos gentios (Lucas 21.24), a expressão tempo dos gentios  tem duas aplicações. Na primeira refere-se a ''oportunidade'' que Deus concedeu a eles para a Salvação (Romanos 11; Efésios 2.12; Atos 15.14). Isso se referia aos tempos passados, antes de Cristo ter vindo ao mundo.
Conforme esse conceito, os gentios não tinham a promessa Messiânica, sem as vantagens do PACTO COM ISRAEL (Romanos 9.4,5). Os gentios eram chamados de incircuncisos pelos judeus, por desprezo. No sentindo geral estavam sem redenção que nos vem por intermédio de Cristo á parte de qualquer idéia de redenção medida pelas promessas judaicas. Mas agora... (Efésios 2.13).

No segundo conceito, o tempo dos gentios se refere ao domínio gentílico que começou com Nabucodonosor e se estenderá até o ARMAGEDOM (Daniel 2.44,45; Apocalipse 19.19-21). Foi disso que Jesus se referia quando fez uso em Lucas 21.24.
Cristo usou esse ponto dentro do contexto das coisas que viriam sobre Jerusalém em forma de julgamentos divinos, em maneira geral, a passagem de Lucas reflete tanto um acontecimento histórico como profético, isso tem mostrado que depois do ano 70 d.C Jerusalém tem sido pisada pelos gentios.

Esse tempo se refere ao tempo em que Deus usa para castigar Israel como nação, o que terá características daqueles tempos (Daniel 8.13,14; 12.7,11,12). 
A passagem em que trata especificamente com o que houve no ano 70 d.C está em Lucas 23.28,29, onde Jesus estava sendo conduzido á Cruz. E fatores históricos provam essa predição:

''Flávio Josefo narrou esses acontecimentos onde certas mulheres foram forçadas a ver seus filhos inocentes serem brutalmente assassinatos ou mortos por inanição. E ainda, Josefo cita que por causa da fome que foi ocasionada pelo cerco romano liderado por Flávio Tito Vespasiano, essas mulheres chegaram a comerem seus próprios filhos, e até os soldados romanos que eram tão endurecidos sentimentalmente ficaram aterrorizados em presenciar tais cenas, pois as mulheres comiam seus filhos cozidos.''

Se contar que mães e filhos eram impedidos de fugiram da Cidade.

Isso se refere ao tempo dos gentios, esse domínio cruel irá até que seu tempo termine. O que acontecerá com o Retorno Glorioso de Cristo e será visto fisicamente na Palestina (Apocalipses 1.7).

O mesmo Jesus que nasceu de uma virgem, que morreu na cruz e ressuscitou e subiu aos céus, brevemente voltará: primeiro para os seus (Arrebatamento) e segundo com os seus santos (Parousia).
Ele voltará em pessoa para exercer Seu governo sobre o mundo. Isso mostra que esse retorno será literal e não espiritual como alguns sugere.

O GLORIOSO RETORNO:


É necessário entendermos a cronologia da Vinda entre o Arrebatamento e a Parousia para uma melhor compreensão. Estes são alguns dos acontecimentos que seguiram á sua Vinda:


  1. O regresso de Cristo será visível e glorioso (Mateus 24.30; 26.64; Apocalipses 1.7). Seu primeiro toque será no monte das Oliveiras (Zacarias 14.4). E acontecerá um cortejo e a rotação contínua da terra permitirão que o mundo inteiro presencie o acontecimento. Tal cortejo terminará no centro do Oriente Médio, encaminhando para o aniquilamento dos exércitos reunidos para a batalha do Armagedom e para a chegada definitiva de Cristo ao monte Sião (Salmos 2).
  2. Cristo será acompanhado em sua Segunda Vinda por hostes celestiais, descritos como exércitos dos céus (Jd 14; Apocalipses 19.14). Os crentes que foram arrebatados antes da Tribulação, bem como aqueles que estiverem no Céu com o Senhor conforme João 14.1-4, ambos retornarão á terra como parte desse grande ajuntamento. Os anjos também podem ser incluídos aqui (Mateus 25.31).
  3. O Salmos 2 descreve o retorno de Cristo dos Céus á Terra e seguindo em direção do monte Sião. O termo Sião aparece 110 vezes na Bíblia, 90 delas são em termos do grande amor e afeição do Senhor por ela, de modo que o lugar tem grande significação. Para mostrar a majestosa soberania de Deus na história da humanidade, o Salmos 2, já citado, fornece um quadro da situação mundial na época da Segunda Vinda (Salmos 2.1,2). Essa rebelião é totalmente ridicularizada pelo próprio Senhor no verso 4).
Deus enviará novamente Seu Filho como na Primeira Vinda, ou seja, Jesus virá de novo. Agora com o propósito de reinar e destruir todo o mal.


Fonte:

Escatologia Doutrina das Últimas Coisas.
Severino Pedro da Silva- CPAD.

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